Ticker

6/recent/ticker-posts

Eduardo Bolsonaro, Hildo Rocha e demais membros da CREDN buscam benefícios para Alcântara, junto ao ministro Canuto

Os deputados federais Hildo Rocha (MDB-MA) e Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), já estão trabalhando a fim de fazer com que o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) do Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA) comece a render benefícios para a população do município.
Para tratar sobre o tema, Hildo Rocha, Eduardo Bolsonaro e demais membros da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) iniciaram entendimentos com diversos ministérios a fim de tratar sobre benefícios para comunidades residentes no entorno do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Na primeira reunião, os parlamentares conversaram com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Nesta quarta-feira (18), também por iniciativa do deputado Eduardo Bolsonaro, integrantes da CREDN foram recebidos em audiência pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, com a intenção de buscar melhorias para a população alcantarense, especialmente para famílias que moram em áreas próximas ao Centro de Lançamento de Foguetes.

“Essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações que começam a ser colocadas em prática com a finalidade de preparar Alcântara para o novo momento da sua história. O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) altera toda a situação social e econômica do município que em breve, passará a ser a porta de entrada do Brasil para técnicos, cientistas e empresas de alta tecnologia que chegarão ao nosso país com o objetivo de utilizar as instalações do Centro de Lançamento de Alcântara. Assim, o município passa a vivenciar uma transformação que significa progresso, fortalecimento da economia local e melhoria da qualidade de vida da população residente no município, especialmente das comunidades do entorno do Centro de Lançamento”, argumentou Hildo Rocha.


Os primeiros benefícios
Hildo Rocha destacou que é necessário fazer melhorias nos caminhos de acesso (estradas municipais); realizar reformas nas casas e incentivar arranjos produtivos locais.


“Sugeri que todas essas ações sejam feitas por meio da Codevasf, empresa pública federal de comprovada eficiência, que realiza excelente trabalho no Maranhão em todas as localidades onde atua. O primeiro passo será a realização de um levantamento, um diagnóstico, que será entregue ao ministro Gustavo Canuto para que ele possa implantar os benefícios que a população necessita”, comentou o parlamentar.


Atuação de Hildo Rocha em favor do AST

O deputado Hildo Rocha trabalhou como relator do acordo que foi assinado no mês de março deste ano, em Washington, pelos presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump e aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), no mês passado.


O acordo prevê que o governo do Brasil garanta a segurança dos produtos com patentes norte-americanas que estejam em aeronaves espaciais que serão lançadas a partir da base espacial de Alcântara.

O desempenho do deputado Hildo Rocha, na relatoria do acordo, foi reconhecido e elogiado por inúmeros parlamentares federais. O deputado Eduardo Bolsonaro, presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, por exemplo, fez pronunciamento elogiando a atuação do parlamentar maranhense na relatoria do acordo.

“Parabéns para vossa excelência, deputado Hildo Rocha, Vossa Excelência fez um relatório brilhante. Parabenizo também aos outros colegas que foram fiéis, chegaram cedo na Comissão de Relações Exteriores, venceram o kit obstrução e, com muita paciência, conseguiram resguardar a soberania do Brasil. Quem sabe agora Alcântara venha a ter o mesmo desenvolvimento que a cidade de Kourou, na Guiana Francesa, que em função do seu centro de lançamento é a cidade com a maior renda per capta da América Latina, superior a 26 mil dólares. Então, o seu nome, deputado Hildo Rocha, fica na história dessa casa como sendo o relator dessa matéria. Parabéns deputado Hildo Rocha”, destacou Eduardo Bolsonaro.


Acordo é benéfico para o Brasil e para o Maranhão

Eduardo Bolsonaro comemorou a aprovação e destacou que os votos favoráveis de deputados da oposição (PSB, PDT e PcdoB) é uma comprovação de que o projeto é bom.


“É bom para o Maranhão, para o desenvolvimento da região, é bom para os cofres públicos, é bom para a tecnologia nacional e é bom para os quilombolas que habitam a região. Ninguém quer privilegiar os Estados Unidos. Eles querem apenas resguardar seus segredos tecnológicos e não existe qualquer risco para a soberania nacional. A soberania nacional corre risco se nós continuarmos na dependência de outros países para lançarmos nossos satélites”, destacou o parlamentar.

O acordo ainda precisa ser aprovado pelo Plenário da Câmara e pelo Senado Federal.

Assista matéria: 

Siga o blog no FacebookInstagram e Twitter 

Postar um comentário

0 Comentários