Ticker

6/recent/ticker-posts

Bolsonaro diz que vai 'restabelecer verdade' sobre saída de Moro e Valeixo

Presidente afirmou em rede social que concederá entrevista coletiva às 17h desta sexta-feira. Ministro deixou o governo depois que Bolsonaro decidiu exonerar delegado Mauricio Valeixo. 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou por meio de uma rede social que às 17h desta sexta-feira concederá uma entrevista coletiva para falar sobre a saída do ministro Sergio Moro do governo e sobre a demissão do diretor-geral da Polícia Federal, delegado Mauricio Valeixo.
A demissão do diretor da PF motivou a decisão de Moro de deixar o governo, anunciada em pronunciamento na manhã desta sexta. A demissão foi publicada no "Diário Oficial da União" sem que Moro tivesse conhecimento, de acordo com a versão do ministro.

"Hoje às 17h, em coletiva, restabelecerei a verdade sobre a demissão a pedido do Sr. Valeixo, bem como do Sr. Sérgio Moro", escreveu Bolsonaro na rede social.

Em resumo, Moro afirmou no pronunciamento que:

  1. foi surpreendido pela publicação no "Diário Oficial" da demissão do diretor-geral da Polícia Federal;
  2. o presidente Jair Bolsonaro não apresentou um motivo específico para demitir Mauricio Valeixo;
  3. a demissão de Valeixo não foi feita "a pedido", conforme publicou o "Diário Oficial" e nem ele, Moro, assinou a demissão, embora o nome do então ministro apareça na publicação;
  4. Bolsonaro admitiu que a mudança é uma interferência política porque pretende ter na PF alguém que lhe dê informações sobre investigações e inquéritos em andamento no Supremo Tribunal Federal; para Moro, isso não é atribuição da PF;
  5. ao assumir o posto de ministro, depois de deixar 22 anos de magistratura, Bolsonaro havia prometido "carta-branca" para escolher e nomear auxiliares.
Informações: G1 

Postar um comentário

0 Comentários