Ticker

6/recent/ticker-posts

Chapadinha dispara em casos de Covid-19, após reabertura de comércio e Magno Bacelar se nega a adotar novas medidas

Antenor Ferreira 

A luz vermelha acendeu. O município de Chapadinha/MA, maior da região Baixo Parnaíba, já contabiliza 11 casos confirmados do novo coronavírus, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Em 23 dias 10 novos casos surgiram. 
A explosão de casos ocorre após a Prefeitura decretar a reabertura do comércio local, no último dia 02. O prefeito Magno Bacelar (PV) tomou a decisão estranhamente após a confirmação do primeiro caso de Covid-19, abrindo mão das orientações de isolamento e em seguida das barreiras sanitárias montadas nas duas principais entradas do município. 
Prefeito Magno Bacelar. Foto reprodução 
Mais estranho ainda é a inércia do gestor diante desse cenário de alerta. O próprio prefeito anunciou dias atrás que no municípiio há apenas 13 respiradores, sendo que somente 3 são de responsabilidade do município. 10 desses equipamentos estão no hospital Macrorregional e 3 na UPA, segundo o gestor. 

Outra indagação é quanto a aplicação de mais de 1 milhão e 200 mil reais recebidos pelo município, para combater a pandemia. Até o momento não se tem informações sobre qualquer investimento feito pela Prefeitura. 

Agora, pergunto: - Diante do avassalador aumento do número de casos de coronavírus no município, não seria racional do prefeito repensar em nova interrupção do comércio local? 

- Vale a pena correr o risco de contaminar novas pessoas e insistir em manter comércio aberto e consequente promoção de aglomerações? 

Independente da conclusão que posso chegar o prefeito, é preciso ainda que as autoridades competentes, especialmente o Ministério Público tome alguma iniciativa, obrigando o município a agir enquanto há tempo. 

Não dá pra ficarmos parados vendo um número cada vez maior de infecções a nossa porta, enquanto que a impressão que temos é que o prefeito não está nem aí com as vidas que podemos perder. 

Na guerra contra o Coronavírus a ignorância e inanição são os piores inimigos. 

Veja abaixo quadro do último boletim divulgado pelo município: 

Postar um comentário

0 Comentários