MARANHÃO

BAIXO PARNAÍBA

BRASIL e Mundo

CRIMES

Videos

Você está em

Em coletiva de imprensa Flávio Dino anuncia rodízio de veículos em São Luís e a retomada de atividades comerciais no Maranhão, a partir do dia 20

Antenor Ferreira 

Em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (08), o governador Flávio Dino (PCdoB), atualizou os números da pandemia da Covid-19, fez uma análise do lockdown na região metropolitana de São Luís e anunciou novas medidas, dentre as quais o retorno de atividades comerciais no Maranhão. 
Flávio Dino iniciou a coletiva prestando homenagens às mães, mencionando que o momento excepcional que vivemos fará com essa data seja celebrada de maneira diferente. Ele agradeceu de forma especial o empenho das mães que fazem parte da área da saúde e deixou seu abraço às mães do país que estão perdendo seus filhos para o coronavírus. 

O governador destacou a intensificação dos testes realizados no Maranhão, que alcançou essa semana o total de 12.579 realizados, em um esforço que segundo o governador, tem grande participação dos municípios. 

Ainda segundo o governador, 137 dos 217 municípios do Maranhão tem casos confirmados do novo coronavírus. A taxa de letalidade no estado é de 5,58%, número um pouco abaixo que a média nacional. 

Leitos 

O Maranhão tem agora 921 novos leitos, segundo o governador, com a entrega de 160 leitos nesta semana. No início da pandemia o estadio tinha apenas 232 leitos dedicados ao tratamento de pacientes com coronavírus.  

O percentual de ocupação de leitos na capital segue na média de 92%. Flávio Dino disse que os esforços estão sendo mantidos para evitar um colapso no Maranhão, como vem ocorrendo em outros estados. 
Números do Lockdown 

Flávio Dino demonstrou números que provam a eficácia do lockdown. Antes da medida, em média 641.000 passageiros faziam uso do transporte coletivo diariamente na região metropolitana de São Luís. A redução do fluxo de passageiros foi de pelo menos 80%. 
Quadro divulgado pelo governo mostra queda no fluxo de pessoas 
Medidas nas próximas semanas 

O Maranhão acaba de receber 44 novos respiradores, comprados e confiscados pelo Governo Federal ainda no mês de Março. O  Supremo Tribunal Federal  julgou favorável ação movida pelo governo do estado, garantindo o recebimento dos equipamentos.  

Com os equipamentos recém chegados, o governador afirmou que o estado tem cerca de 800 respiradores. 

Nos próximos 10 dias acontecerá a abertura do hospital Raimundo Lima, com 50 leitos para pacientes do coronavírus, localizado no bairro Monte Castelo, em São Luís, assim como o hospital Português, que também será destonado ao tratamento de pessoas com Covid-19, através de parceria entre o estado e prefeitura de São Luís. 

Flávio Dino também anunciou a abertura de um hospital de campanha com 200 leitos, que funcionará no multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, entre outras unidades que virão a partir de parceria com a prefeitura da Capital.  

Ampliação na região Sul 

O governador assegurou aos moradores da região tocantina quanto a ampliação de leitos, mencionando a fase de finalização do hospital de campanha que está sendo montado em Açailândia, resultante de uma parceria com a mineradora Vale, além de novos leitos em Imperatriz. 

Flávio DIno ratificou que as atenções do governo estão voltados para todas as regiões do Maranhão, com análises diárias da situação de cada região. 

Aumento de multas para bancos 

O governador anunciou que ainda hoje será editado medida provisória baseada no código de defesa do consumidor que fixará multas no valor de mais de 564 mil reais para agências bancárias que não cumprirem as medidas sanitárias, podendo esse valor saltar até 700 mil ou mais, de maneira a obrigar que as agências cumpram com suas obrigações. 

Ele garantiu que a medida provisória será publicada ainda hoje e entrará em vigor na próxima segunda-feira (11). 

Fim do lockdown 

AInda sobre o lockdown, Flávio Dino destacou que cabe ao poder judiciário a interrupção ou prorrogação do mesmo. 

A data de encerramento é dia 14, uma quinta-feira, e por conta disso o governador irá decretar feriado em São Luís na sexta-feira (15). O feriado do dia 28 de julho será antecipado para essa data e serão mantidos os bloqueios na BR-135 e demais pontos de entrada e saída da Capital.  

Sistema de rodízio 

O governo irá fazer pela primeira vez em nosso estado o "rodízio de veículos", permitindo a circulação de acordo com o número das placas, como forma de reduzir ainda mais a desnecessária movimentação de pessoas. 

Segunda e quarta só poderão circular os veículos com placas impares. 3ª e quinta placas pares. 

A medida prevê a aplicação de multas e sanções previstas no código nacional de trânsito. 

Retomada de atividades comerciais 

As atividades comerciais no Maranhão deve ser retomadas a partir do dia 20, dependendo dos resultados obtidos com as medidas anunciadas pelo governo. Flávio DIno disse que o setor poderá voltar a funcionar com a adoção de novas medidas sanitárias e de forma progressiva. 

Flávio Dino disse que deseja que sejam retomadas as atividades comerciais, mas dentro da responsabilidade. Para o governador se todos seguirem as orientações médicas e sanitárias venceremos a Covid-19. 

Antenor Ferreira

Jornalista chapadinhense, 33 anos, apresentador de rádio e TV, e redator dessa página. Obrigado por sua visita! Siga-nos no insta: @antenor.oficial

Nenhum comentário:

Participe! Deixe seu comentário

Clique na imagem e confira!

Nos Siga no Facebook

Mais lidas da semana

Ouça a rádio voz de arari!

Arquivo da página