Ticker

6/recent/ticker-posts

Em novas declarações OMS esclarece que assintomáticos transmitem coronavírus: 'a questão é saber quanto'

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta terça-feira (9) que pessoas assintomáticas transmitem coronavírus – "a questão é saber quanto", segundo a entidade. O esclarecimento foi feito um dia depois de a chefe do programa de emergências da entidade, Maria van Kerkhove, declarar que parece ser "rara" a transmissão da Covid-19 por pacientes sem sintomas da doença.
Maria van Kerkhove, chefe do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde, em transmissão nesta terça-feira, 9 de junho — Foto: Reprodução/OMS
"Estamos absolutamente convencidos de que a transmissão por casos assintomáticos está ocorrendo, a questão é saber quanto", disse nesta terça o diretor de emergências da OMS, Michael Ryan.  

Kerkhove também voltou a se pronunciar nesta terça. Ela disse que recebeu "muitas mensagens da noite para o dia" e que achou importante esclarecer o mal-entendido. Também explicou que as pesquisas estão em andamento.

"A maioria das transmissões que conhecemos ocorre por pessoas com sintomas que transmitem o vírus por meio de gotículas infectadas. Mas há um subconjunto de pessoas que não desenvolvem sintomas", afirmou.

"Para realmente entender quantas pessoas não têm [os sintomas], pois ainda não temos essa resposta, existem algumas estimativas. Elas sugerem que entre 6% e 41% da população podem estar com o vírus, mas não apresentar os sintomas."

Maria van Kerkhove completou: "Acho que é um mal-entendido afirmar que uma transmissão assintomática globalmente é muito rara, sendo que eu estava me referindo a um subconjunto de estudos. Também me referi a alguns dados que ainda não foram publicados, e essas são as informações que recebemos de nossos Estados-Membros". 

Ao analisar o tema nesta segunda-feira, Kerkhove citava dados de países com grande capacidade de testagem e rastreio. Além disso, ela disse que, em alguns casos, quando uma segunda análise dos supostos casos assintomáticos é feita, descobre-se que os pacientes tiveram, na verdade, leves sintomas da infecção.

As informações são do Bem Estar 

Postar um comentário

0 Comentários