Ticker

6/recent/ticker-posts

Moradores de São Benedito do Rio Preto bloqueiam MA-224 que dá acesso a Urbano Santos em manifestação contra suposto "despejo" de esgoto no Rio Preto

Antenor Ferreira 

Moradores do município de São Benedito do Rio Preto/MA bloquearam na tarde deste sábado (06), a MA-224, sentido Urbano Santos, para uma manifestação contrária ao suposto despejo de esgoto no Rio Preto, que banha e dá nome ao município. 
Segundo os manifestantes, o esgoto proveniente do conjunto residencial do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo Federal, localizado na entrada do município de Urbano Santos, será despejado no leito do rio. O conjunto habitacional é composto de 900 casas populares.  

A manifestação está acontecendo no trecho da ladeira da mafisa. Os moradores utilizaram pneus e entulhos para bloquear o tráfego e atearam fogo. 

A Prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale (PT), enviou nota a nossa redação onde escalarece a polêmica e deixa claro que a obra é de responsabilidade do Governo Federal e que atende as "exigências do Ministério do Meio Ambiente".  

Iracema trata como "MENTIRA E LEVIANO" a afirmação de que os dejetos serão despejados dentro do Rio, e afirma que está sendo construída uma estação de tratamento de esgoto. 

"Lamento que se use disso pra fazer politicagem, confundir a cabeça das pessoas e incitar as pessoas de bem a se expor numa época de grave crise na saúde", comentou a prefeita.  

Confira abaixo integra da nota: 

"Amigos de São Benedito, mais uma vez venho a público explicar que o projeto minha casa minha vida é um Projeto do Governo Federal , perfeitamente legal , com todas as certidões e licenças ambientais regulares. Esclareço que é exigência do Ministério do Meio Ambiente a existência de uma ETE( estação de tratamento de esgoto)forma correta pra preservar o meio ambiente, o Rio e o lençol freático.A Caema será quem vai receber e gerir a ETE. Não há prazo ainda pra conclusão e entrega das casas, mas são 1000 famílias sem teto que aguardam há 7 anos!! 

O Ministério Público está a par e acompanha a execução da obra, assim como nós também. E afirmo que até agora estão cumprindo o que os técnicos programaram junto aos órgãos de controle. Esclareço também que É MENTIRA E LEVIANO  dizer que serão jogados dejetos dentro do Rio. O que está sendo construída é uma Estação de Tratamento de Esgoto. 

Lamento que se use disso pra fazer politicagem, confundir a cabeça das pessoas e incitar as pessoas de bem a se expor numa época de grave crise na saúde com a pandemia do novo Corona vírus. 

Garanto que a ideia de fossas individuais que tanto pregam, jogado diretamente no solo, segundo os ambientalistas, afetam e agridem muito mais o lençol freático e aí sim, o Rio. 

Perguntei a empresa o porquê da interdição na MA no período noturno, obtive a explicação de que por se tratar de uma estrada MA, o tráfego a noite é menos intenso, acredito nisso também. 

Com relação a falta de energia, saibam que devemos todos cobrar da Equatorial e nisso contém comigo. Espero ter sido clara... Agradeço a compreensão de todos!!! 

Cuidado com quem está preocupado com a politicagem e não com sua saúde!!! Tenho certeza que isso não parte de autoridades municipais que tem obrigação de esclarecer e manter a Lei e a saúde de todos!! Obrigada". 

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Tratamento de esgoto??? Como assim???
    Se nem a água encanada tem tratamento aq em Urbano Santos,imagina se vai ter tratamento de esgoto...

    ResponderExcluir
  2. Não duvido nada desses políticos corruptos. Devemos ficar de olho enquanto a isso, se for verídico muitas pessoas irão ficar sem aquilo que o Rio oferece..

    ResponderExcluir
  3. Quando dizem que é responsabilidade da carma, a contrição e administração de Ete, já nós preocupa; haja vista que está empresa nunca conseguiu fa'er isto na ilha e nem em lugar nenhum, por Falta de compromisso dos seus dirigentes e a prova são os mananciais de São Luís e dê outros locais onde a mesma atua. Pobre Rio Preto, fadado à sua destruição! Seja povo de São Benedito!

    ResponderExcluir