Ticker

6/recent/ticker-posts

Magno Bacelar deve ceder a pressão de comerciantes e reabrir comércios em Chapadinha nesta segunda-feira, 08

Antenor Ferreira 

Neste exato momento uma polêmica toma conta das redes sociais, com reações diversas de membros do governo e população chapadinhense. Nas próximas horas pode ser publicado novo decreto do prefeito Magno Bacelar, autorizando a reabertura do comércio em Chapadinha/MA. 
Imagem do centro comercial de Chapadinha/MA 
Segundo informações, o decreto que tem o aval do comitê municipal de combate a Covid-19, e que atende a pressão de comerciantes locais pelo retorno de suas atividades, está pronto e aguar apenas a assinatura do prefeito. 

O decreto permitirá o retorno de atividades não essenciais já nesta segunda-feira (08), decisão que tem despertado incontáveis reações, sendo a grande maioria contrária, já que o último boletim epidemiologico divulgado pela Secretaria de Saúde do município contabilizou 1.298 casos confirmados da doença, e infelizmente 22 mortes. Isso até a noite de sexta-feira (05), data do último boletim. 

Vale também destacar o grande número de casos suspeitos. Veja: 
A nós cabe fazer as seguintes indagações:  

- Para adoção dessa medida foi feita uma análise detalhada dos números de casos confirmados, suspeitos e em recuperação? 
- Há estudos quanto o impacto nos leitos e se esses estão em quantidade suificiente para atender um possível aumento com o retorno das atividades? 
- Estaria o prefeito e o comitê de comabte a Covid-19 levando em conta apenas a pressão dos comerciantes? 
- Se der errado quem se responabilizará pelas vidas que poderão ser ceifadas? 

Bom, na opinião do Professor e Doutor em Entomologia e Ciências Biológicas da UFMA de Chapadinha, Claúdio Gonçalves, que inclusive concedeu entrevista sobre o assunto a TV Antenados (Clique AQUI e assista),  este não é o momento ideal. 

Para o biólogo as autoridades de Chapadinha precisam decretar “lockdown” por pelo menos 15 dias, como forma de frear o número de casos de Covid-19 no município, para só então haver a reabertura do comércio. 

É aguardar para ver o posicionamento oficial do prefeito e consequências dos possíveis atos. 

Deixe sua opinião nos comentários. 

Postar um comentário

0 Comentários