Ticker

6/recent/ticker-posts

Belezinha lidera disputa em Chapadinha, aponta Escutec

Pesquisa Escutec aponta Belezinha com 22 pontos à frente do segundo colocado (Foto: Wagner Nascimento)

candidata a prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha (PL), lidera em todos os cenários pesquisa de intenção de votos para vencer as eleições em Novembro. É o que revela levantamento feito pelo instituto Escutec entre setembro e outubro e divulgado hoje (15).


Pesquisa Estimulada

Neste cenário que é quando uma lista com os nomes dos candidatos é apresentada aos participantes do levantamento, Belezinha é a preferida de 45% dos eleitores ouvidos pela Escutec. Em segundo lugar aparece Magno Bacelar (Cidadania) que busca a reeleição com 23%. Na sequência, Higor Almeida (PSB) com 18%, Aldy Júnior (DEM) tem 5%, Neto Pontes (PSL) surge com 2%, a ex-vereadora Márcia Gomes (MDB) aparece com 2%, Professor Jânio (PSOL) tem 1%. Nenhum deles 1% e não sabem ou não responderam 3%.

Ainda na estimulada, e em razão do eminente indeferimento do registro de candidatura de Magno Bacelar devido a condenações em órgãos colegiados, o instituto simulou dois cenários sem Magno Bacelar na disputa e ele declarando apoio a outros nomes.

- Cenário 1 / Higor Almeida com apoio de Magno Bacelar

Belezinha mantém a liderança com 50%. Em segundo lugar, aparece Higor Almeida com 20%, seguido por Aldy Júnior com 6%, Neto Pontes 3% e Professor Jânio 1%. Nenhum deles 11%, não sabem ou não responderam 9%. Neste cenário, a candidata Márcia Gomes não pontuou.

- Cenário 2 / Talvane Hortegal com apoio de Magno Bacelar

Belezinha mantém a liderança com 50%. Em segundo lugar, aparece Higor Almeida com 22%, seguido por Talvane Hortegal com 7%, Aldy Júnior tem 6% e Professor Jânio 1%. Nenhum deles 5%, não sabem ou não responderam 9%. Neste levantamento, os candidatos Neto Pontes e Márcia Gomes não pontuaram.

Pesquisa Espontânea

Neste cenário na qual os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Belezinha também lidera sondagem com uma larga vantagem. Ela tem 37% das intenções de voto. Magno Bacelar 22%, Higor Almeida 16%, Aldy Júnior 2%, Neto Pontes 1% e Talvane Hortegal 1%. Nenhum deles 1% e não sabem/não responderam somam 20%. A candidata Márcia Gomes não pontuou.

A pesquisa ouviu 400 entrevistados com idade a partir de 16 anos na sede e na zona rural de Chapadinha e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-08876/2020. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos e a confiabilidade é 90%.

Belezinha também lidera na Pesquisa DataM

A pesquisa do instituto DataM, ao contrário da pesquisa Escutec que entrevistou eleitores na sede e na zona rural de Chapadinha, se resumiu a sondar pessoas apenas na sede do município, deixando de fora os eleitores da zona rural. A DataM também entrevistou pessoas em bairro da cidade vizinha de Mata Roma. Neste levantamento, a candidata Belezinha também é a preferida dos chapadinhenses. 33,7% dos entrevistados pelo instituto disseram que votam em Belezinha. Higor Almeida tem 31%, Magno Bacelar 17,5%, Aldy Júnior 5,6%, Neto Pontes 1,3%, Márcia Gomes 0,7% e Professor Jânio 0,3%

Levando-se em conta a margem de erro da pesquisa de 4% para mais ou para menos, Belezinha lidera na sede do município com 10 pontos de diferença para o segundo colocado.

O instituto ouviu 300 pessoas entre os dias 8 e 9 de outubro apenas na zona urbana de Chapadinha. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número MA-03527/2020.

Fonte: Portal JG

Postar um comentário

0 Comentários