Ticker

6/recent/ticker-posts

Em reunião no Dnocs, Hildo Rocha garante ações que viabilizam projeto de irrigação Tabuleiros de São Bernardo/MA


O deputado federal Hildo Rocha e representantes do projeto Tabuleiros de São Bernardo participaram de reunião na sede do Dnocs, em Fortaleza, na última sexta-feira, ocasião em que discutiram soluções para demandas e pendências que prejudicam o rendimento do maior projeto de irrigação do Maranhão, com sede no município de Magalhães de Almeida, na Região do Baixo Parnaíba.

Criado há 30 anos com o objetivo de gerar produção de fruticultura irrigada, tirar famílias da pobreza e combater a seca, o projeto Perímetro Irrigado ‘Tabuleiros de São Bernardo’ é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). O projeto funciona precariamente, muito abaixo da sua capacidade real.

Avanços pactuados

De acordo com o deputado Hildo Rocha, ficou pactuado que com referência à questão da falta de pagamentos das contas de energia o Dnocs se comprometeu em assumir os pagamentos até dezembro deste ano.

“Além das pendências referentes ao atraso dos pagamentos das contas de energia, o projeto também necessita de melhorias no sistema de bombeamento, entre outras questões indispensáveis para o bom funcionamento do projeto”, destacou Hildo Rocha.

Alocação de recursos da União

O parlamentar ressaltou que em razão da importância do trabalho realizado pelo Dnocs o órgão necessita de mais recursos financeiros para que possa melhorar a assistência aos projetos de irrigação que estão sob a responsabilidade da instituição.

“Me comprometi em interceder, junto ao governo federal, a fim de melhorar a transferência de recursos da União para que o Dnocs possa aprimorar os serviços e ampliar a assistência técnica a projetos como o Tabuleiros de São Bernardo, instalado no município de Magalhães de Almeida, onde, apesar das dificuldades os irrigantes conseguem produzir boa quantidade de banana, mandioca, mamão e ovos, entre outros produtos hortifrutigranjeiros de excelente qualidade”, declarou o parlamentar.

Padrinho dos irrigantes

Um dos representantes da Associação dos Irrigantes do Tabuleiro, presente na reunião, Sr. Lourival Brandão, lembrou que essa foi a segunda reunião no Dnocs, em Fortaleza, liderada pelo deputado Hildo Rocha.

“Nós sempre dizemos, nas reuniões da nossa Associação, que sem o interesse do deputado Hildo Rocha, sem o seu apoio, sem a sua luta, o projeto já estaria encerrado. Mas, felizmente nós temos um defensor, nós temos um padrinho forte que luta em favor dos produtores rurais da nossa região”, afirmou Lourival.

Importância para a economia da região

O responsável técnico pelo projeto, Antônio Gomes Júnior, destacou a importância econômica do Projeto Tabuleiros de São Bernardo. “A gente sabe que o projeto Tabuleiros de São Bernardo funcionando a pleno vapor é bom para toda a região porque teremos a garantia de melhor renda para os agricultores, melhores produtos e preços menores para os consumidores de toda a região do Baixo Parnaíba. O trabalho do deputado Hildo Rocha tem sido primordial para evitar o fechamento do projeto. Quem sempre está conosco, nos momentos de maior dificuldade, ajudando a resolver os problemas é o deputado Hildo Rocha, a quem nós somos muito agradecidos”, comentou Gomes Júnior.

Confira o vídeo:


Postar um comentário

0 Comentários