MARANHÃO

BAIXO PARNAÍBA

BRASIL e Mundo

ELEIÇÕES 2020

Videos

Você está em

Maranhão registrou quase todos os 49 assassinatos de índios do país em 20 anos

 Número de casos de violência contra povos indígenas em 2019 mais que dobrou em relação ao ano anterior. A análise do período mostrou que os conflitos territoriais seguem no topo da lista. Nos últimos 20 anos, a maioria das mortes de indígenas no Brasil foi registrada no Maranhão. Do MA 10


As invasões e exploração ilegal de recursos em terras indígenas subiram de 109 para 256 casos. São 147 registros a mais, só nos últimos 2 anos. Os dados são do relatório anual Violência contra os Povos Indígenas no Brasil, do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

O relatório divulgado nesta quarta-feira (30) traz dados de 2019. A divulgação reuniu representantes indígenas do Maranhão, Amazonas e Tocantins. Dos 49 índios assassinados no país, nos últimos 20 anos, 48 foram no estado. Um deles foi Paulo Paulino Guajajara, da Terra Indígena Arariboia, assassinado no ano passado.

Na comparação de dados do ano passado com 2018, os conflitos territoriais subiram de 11 para 35 e de ameaças de morte, de 8 para 33. Lesões corporais dolosas passaram de 5 para 13. As mortes por desassistência saltaram de 11 para 31, 20 casos a mais.

Antenor Ferreira

Jornalista chapadinhense, 33 anos, apresentador de rádio e TV, e redator dessa página. Obrigado por sua visita! Siga-nos no insta: @antenor.oficial

Nenhum comentário:

Participe! Deixe seu comentário

Clique na imagem e confira!

Nos Siga no Facebook

Mais lidas da semana

Ouça a rádio voz de arari!

Arquivo da página