Ticker

6/recent/ticker-posts

Gêmea siamesa morre ao ser separada da irmã, em hospital de Salvador

 Procedimento foi realizado na Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto na madrugada de sexta (6). Irmã que sobreviveu se recupera de cirurgia.



Morreu na manhã desta sexta-feira (6), na a Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, em Salvador, uma das gêmeas siamesas que passaram por cirurgia de separação, ocorrida na madrugada desta sexta-feira (6). As irmãs Aila e Maila nasceram em 29 de outubro, na mesma unidade de saúde onde foi realizada a cirurgia.

Siamesas que nasceram em maternidade de Salvador vão passar por cirurgia após piora no estado de saúde — Foto: Sesab / Divulgação

A operação foi finalizada por volta das 3h03 desta sexta. Não há detalhes do horário exato da morte da recém-nascida Maila.

Após a cirurgia, as irmãs seguiram em observação já que, apesar da cirurgia ter ocorrido bem, o bebês tinham condição de saúde grave, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

O procedimento foi feito por Célia Britto, cirurgiã da maternidade, e também pelo cirurgião pediátrico de Goiás, Zacharias Calil. Inicialmente, a previsão era de que o procedimento fosse feito dentro de um mês, mas precisou ser antecipada após piora no estado de saúde de uma das irmãs.

"Elas estavam estáveis até quarta-feira [4] de tarde, quando subitamente elas tiveram uma piora clínica, o que nos fez diagnosticar um processo inflamatório intestinal, que é uma enterocolite necrosante, patologia típica de pacientes prematuros. E em decorrência dessa patologia, que leva à necrose do intestino e de órgãos como estômago, intestino delgado e grosso, tivemos que adiantar a cirurgia, na tentativa de salvar as duas gêmeas", explica Célia Brito.

O cirurgião pediátrico Zacharias Calil também falou sobre o procedimento.

"Tinham que ser separadas, não tinha opção. Infelizmente era um quadro esperado: ou você faz ou morre as duas", disse o médico.
A bebê Aila possui cardiopatia, mas está com saúde estável e segue em tratamento na maternidade. Ela deve passar por outra cirurgia, mas ainda não há data prevista.

"Ela está bem, já está se recuperando, tem um plano pós-operatório dentro do esperado, já com redução das medicações. Ela está reagindo dentro do esperado para o primeiro pós-operatório de uma cirurgia grave, onde a irmã com uma necrose intestinal importante, comprometia a vida dela", completa Brito.

Após o nascimento, a Sesab explicou que, na avaliação preliminar, as gêmeas siamesas estavam interligadas pelo fígado.

Postar um comentário

0 Comentários