Ticker

6/recent/ticker-posts

Após identificar "barragem" irregular, Secretaria de Meio Ambiente de Chapadinha faz paliativo para evitar novos alagamentos nas imediações do açude do "Telengo"

 Antenor Ferreira 

Equipamento da Prefeitura escava sangria em represa irregular que causou enchente no município 

Uma chuva que alcançou 127mm de precipitação trouxe grande prejuízo para alguns moradores de Chapadinha/MA, em especial das redondezas do açude do "telengo", localizado no bairro Novo Castelo. 

O açude transbordou e inundou diversas casas. Uma cena atípica para o momento, e que levou a Secretaria de Meio Ambiente do município a investigar os reais motivos do grande acúmulo de água. 

Acompanhado dos vereadores Alberto Carlos e Nildo Santos, o secretário adjunto de meio ambiente, Lucas Costa, esteve na manhã desta segunda-feira (22), em uma área adjacente ao bairro São José onde se depararam com uma espécie de represa irregular. 


A construção notadamente feita há pouco tempo, interrompeu o curso natural da água proveniente do açude, o que acabou resultando em uma enchente. 

Um grande açude se formou na área 



Ao que parece os responsáveis pela construção não tinham noção dos prejuízos que ela poderia vir a causar. A documentação e licenças para execução do projeto foi solicitado e como medida paliativa a Secretaria optou pela imediata escavação de uma nova sangria, para o escoamento da água represada. 


Segundo o secretário de meio ambiente, caso o volume de água do açude ainda atinja as residências será necessário a total destruição da estrutura. 

Secretário adjunto de meio ambiente - Lucas Costa 


Para os vereadores Alberto Carlos e Nildo Santos, o bem coletivo deve prevalecer e é necessário que todas as medidas possam ser adotadas, de maneira a evitar que novos prejuízos ocorram.  


Fotos: Lucas Nascimento 

Postar um comentário

0 Comentários