Ticker

6/recent/ticker-posts

Dia dos Agentes de Saúde é comemorado na Câmara em evento coordenado pelo deputado Hildo Rocha


O presidente da Frente Parlamentar em apoio aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), deputado federal Hildo Rocha, coordenou reunião com representantes da categoria a fim de discutir a realidade e demandas dos profissionais do setor.


“Não existe saúde pública preventiva no Brasil sem a presença, sem o trabalho realizado pelos agentes de saúde e de endemias. Assim sendo, é necessário que o poder público valorize e proporcione boas condições de trabalho para que esses profissionais da saúde possam exercer as suas atribuições com eficiência”, enfatizou Hildo Rocha.

Atribuições

O parlamentar destacou que os agentes de saúde são os profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde, servindo de elo entre os usuários do sistema público de saúde e os dirigentes SUS.


“São muitas as atribuições dos agentes de saúde. Eles realizam diagnóstico demográfico, social, cultural, ambiental, epidemiológico e sanitário do território em que atuam, contribuindo para o processo de territorialização e mapeamento da área de atuação. Graças ao trabalho dos agentes de saúde os dirigentes de órgãos do sistema de saúde pública (municipal, estadual e federal) ficam sabendo da real situação de cada residência de todas as regiões do País”, comentou o deputado.

Demonstração de compromisso

Hildo Rocha disse que a realização da reunião, na qual foram debatidos inúmeros temas, foi mais uma rodada de lutas e de reflexões acerca da realidade vivenciada pela categoria. “A presença do vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos, é uma demonstração de que a Câmara dos deputados tem compromisso com os agentes de saúde”, afiançou.

“Deus nos deu essa oportunidade de poder realizar esse importante ato, em defesa da categoria, juntamente com inúmeros deputados da Frente Parlamentar de apoio aos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias e com membros da mesa diretora desta casa. Foi, portanto, um dia memorável. Vamos continuar trabalhando a fim de inicialmente derrubar o veto 44, assim como pautar e aprovar a PEC 22, para que a categoria possa ter um salário melhor”, proclamou Hildo Rocha.

O ato contou com a participação de membros da diretoria da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. Parlamentares de diversos partidos e representantes de vários Estados da federação prestigiaram o evento. A bancada maranhense foi representada pelos deputados Hildo Rocha e Gil Cutrim.



Postar um comentário

0 Comentários