Ticker

6/recent/ticker-posts

Hildo Rocha discute questões orçamentárias e reivindica recursos financeiros para obras da Funasa no Maranhão


Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Esse antigo ditado popular serve para ilustrar a persistência demonstrada pelo deputado federal Hildo Rocha no que se refere às ações da Funasa no Maranhão. Só neste semestre o deputado federal Hildo Rocha esteve três vezes na sede do órgão em busca de soluções para questões orçamentárias e liberação de recursos financeiros para o financiamento de obras da instituição no Estado do Maranhão.

Na semana passada, novamente o parlamentar foi recebido em audiência pelo presidente do órgão, Miguel da Silva Marques, a fim de verificar o andamento de convênios que já estão em execução, destravar obras paralisadas e apressar o início de projetos que já deveriam ter sido iniciados, mas ainda dependem do orçamento.


“Diversos municípios maranhenses têm convênios com a Funasa para construção de Sistemas Simplificados de Abastecimento de água; construção de adutoras, como é o caso de São Bernardo e construção de sistemas médios, que abastecem bairros inteiros, como é o caso do Trado, em Cantanhede, entre outros municípios que demandam a concretização dos serviços conveniados com a Funasa. Então, gestores municipais, vereadores e lideranças desses municípios frequentemente pedem que eu apresente tais pleitos junto à Funasa a fim de que eventuais pendências sejam solucionadas”, destacou Hildo Rocha.

Financeiro e orçamentário


O parlamentar explicou que as maiores dificuldades estão relacionadas à questões financeiras e orçamentárias. “Alguns municípios reivindicam liberação de dinheiro, outros ainda dependem do orçamento, que é quando os recursos são assegurados por meio de operação contábil denominada de empenho. Também existem casos em que os municípios conveniados ainda aguardam por soluções quanto ao financeiro e ao orçamentário, para que possam dar continuidade à construção de sistemas de abastecimento de água e outros empreendimentos no setor do saneamento. Então, discutimos essas questões e, o presidente, Dr. Miguel, me garantiu que irá fazer os pagamentos e conseguir recursos para atender os municípios que ainda precisam de dotação”, comentou Hildo Rocha.

Funasa

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), entidade vinculada ao Ministério da Saúde, é o órgão do Governo Federal responsável pela promoção ao saneamento, prevenção e controle de doenças. A Funasa formula e implementa ações de proteção à saúde relacionadas com as ações estabelecidas pelo Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental.



Postar um comentário

0 Comentários