Ticker

6/recent/ticker-posts

Durante sessão solene, em homenagem à Embrapa, Hildo Rocha enaltece a instituição e defende aporte de recursos orçamentários que assegurem a continuidade do trabalho da instituição

O primeiro vice-líder do MDB na Câmara, deputado Hildo Rocha, se pronunciou durante a Sessão Solene que homenageou os 49 anos de fundação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. O parlamentar maranhense representou a bancada do partido na Câmara dos Deputados.


A Embrapa foi criada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 1973, para desenvolver a base tecnológica de um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical. A instituição possui 42 Centros de Pesquisa e sete Unidades Administrativas, que estão distribuídos em todas as regiões do Brasil e em outros países.

Referência mundial em pesquisa agropecuária

No pronunciamento, Hildo Rocha enalteceu a instituição e defendeu o fortalecimento da empresa. O parlamentar destacou que os resultados obtidos pela Embrapa são fabulosos.


“São resultados que impressionam não apenas nós brasileiros. O trabalho de pesquisa e inovação que é feito pela Embrapa é de excelência, a empresa é referência mundial em pesquisa de campo e responsável, em grande parte, pelo desenvolvimento tecnológico que transformou o país numa das maiores potências globais do agronegócio”, enfatizou o deputado.

Ciência e tecnologia a serviço da produção de alimentos

Hildo Rocha ressaltou que o êxito alcançado pela Embrapa se deve à capacidade dos seus pesquisadores que, baseados em sólidos conhecimentos científicos e admirável capacidade de uso da tecnologia, conseguiram feitos extraordinário como a incorporação de áreas degradadas do Cerrado, transformando-as em terras agricultáveis.

“Aquele bioma, antes abandonado, é hoje responsável por quase 50% da gigantesca produção Brasileira de grãos. Os alimentos produzidos no Brasil alcançam todo o planeta. Atualmente, mais de 800 milhões de pessoas, em diversos países, recebem parte da produção nacional. Tudo isso não seria possível sem o intenso e competente trabalho realizado pela Embrapa. Mas, para isso, foi necessário desenvolver metodologia própria ao invés de importar tecnologia de outros países”, sublinhou.

Soja

Hildo Rocha também destacou os excelentes resultados alcançados pela Embrapa no setor da produção de soja. O parlamentar lembrou que a empresa gerou tecnologia própria que possibilitou a aclimatação de plantas oriundas de outras latitudes como a soja.

“Hoje o Brasil é detentor de excelente produtividade na produção de soja. Esse extraordinário avanço só foi possível porque os primeiros dirigentes da Embrapa sabiam que a inovação passa pelo conhecimento. Assim sendo, a Embrapa fez acordos de cooperação científica com renomadas instituições de pesquisa de todo o mundo. Esse foi um dos maiores programas de capacitação em pesquisa já realizado por um país. Por meio dessa iniciativa, inúmeros jovens pesquisadores foram enviados para as melhores universidades da Europa e dos Estados Unidos para fazerem mestrados, doutorados e pós-doutorado. Isso possibilitou à instituição construir seu principal patrimônio que é expertise dos seus pesquisadores altamente capacitados, que atuam nos 42 centros de pesquisa espalhados em todas as regiões do nosso País”, disse Hildo Rocha.

Valorização e fortalecimento da Agricultura Familiar

O deputado também enalteceu a atuação da Embrapa em relação ao trabalho que a instituição realiza no Maranhão com a finalidade de fortalecer a Agricultura Familiar.

“No Maranhão, Estado que represento no Congresso Nacional, a Embrapa realiza excelente trabalho na área de Agricultura Familiar viabilizando pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos para o aproveitamento de palmeiras do Babaçu e proporciona apoio aos pequenos produtores rurais para implementação de um conjunto de iniciativas que tem como objetivo promover a descarbonização da agricultura. Sabemos que cada real investido pela Embrapa resulta em inestimável valor para a sociedade brasileira ao colocar comida na mesa de todas as famílias e gerar excedentes preciosos na balança de pagamentos”, sublinhou o parlamentar.

Recursos financeiros para fortalecer a Embrapa

Ao final do pronunciamento, o deputado Hildo Rocha defendeu a necessidade de alocação de recursos financeiros para garantir a continuidade das pesquisas e o fortalecimento da Embrapa.

“Devemos lutar a fim de assegurarmos aporte orçamentário suficiente para assegurar a continuidade do relevante trabalho prestado pela Embrapa. Portanto, hoje, quando esta casa realiza tão significativa homenagem, quero saudar os técnicos e pesquisadores da instituição e reiterar o nosso reconhecimento à importância dessa instituição que merece continuar sendo prestigiada em razão da valiosa contribuição que já proporcionou e que ainda tem a oferecer para a agricultura nacional”, finalizou Hildo Rocha.



Postar um comentário

0 Comentários