Ticker

6/recent/ticker-posts

Hildo Rocha participa do lançamento do curso técnico que vai capacitar 200 mil Agentes de Saúde e de Combate às Endemias em todo Brasil



O deputado federal Hildo Rocha participou da solenidade de abertura dos cursos de formação técnica do programa Saúde com Agente, iniciativa do Ministério da Saúde que vai proporcionar qualificação semipresencial, para formação de 200 mil Agentes de Saúde e de Combate às Endemias com formação técnica para as novas áreas de atuação em todo Brasil. As capacitações serão no formato semipresencial, com duração de 1.275 horas e, em 10 meses. As aulas começarão em Agosto.

Hildo Rocha destacou que o Programa foi criado para atender as exigências das leis que ampliaram as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.
Deputado federal Hildo Rocha, presidente da Frente Parlamentar em defesa dos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias, ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, Senador Fernando Collor, deputada Carmem Zanoto e Ilda Angélica, presidente da Confederação Nacional dos Agentes de Saúde (Conacs)


“Os cursos irão melhorar e ampliar as ações dos agentes de saúde e de endemias que são fundamentais para o Sistema Único de Saúde (SUS). Esses profissionais exercem papel relevante na saúde preventiva, portanto, cada vez mais, se faz necessário que eles sejam devidamente preparados para melhorar o desempenho, a eficácia do trabalho que realizam porque sem os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias não há saúde preventiva. Dessa forma, após a conclusão dos cursos, com certeza esses profissionais da saúde estarão mais preparados para trabalhar com melhor qualidade em favor da saúde pública brasileira”, enfatizou Hildo Rocha.

O Programa Saúde com Agente, coordenado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), é um dos maiores programas de formação técnica na área da saúde no formato híbrido (por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada) do país.

Ao anunciar o lançamento dos cursos, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que recursos humanos são parte fundamental da eficiência e da capacidade da assistência em saúde.

Deputado federal Hildo Rocha, presidente da Frente Parlamentar em defesa dos Agentes Comunitários de Saúde com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga


“Parte importante desses recursos humanos são os agentes comunitários de saúde. Eles são os olhos do SUS na casa dos milhões de brasileiros. Nada mais justo que valorizá-los e capacitá-los para levar atenção em saúde e um atendimento mais eficaz na ponta”, disse Queiroga.

Como será

O Saúde com Agente tem como objetivo a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania no SUS. O aperfeiçoamento da atuação desses profissionais é fundamental para prevenção de doenças e no cuidado com as pessoas, por meio da observação do dia a dia das famílias e do cotidiano das comunidades. Durante o período de seleção, encerrado em abril, mais de 236 mil agentes comunitários se inscreveram para as capacitações.

O conteúdo completo dos cursos Saúde com Agente está disponível na internet, na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Para acesso, basta o uso de CPF e senha cadastrados no ato da matrícula.

Agentes Comunitários de Saúde do Maranhão, na foto com o deputado Hildo Rocha, também participaram da solenidade de Lançamento do Curso

As teleaulas também são acessíveis por meio da televisão no Canal Mais Conasems, canal de TV aberto que é de acompanhamento livre e que requer o uso de antena parabólica ou de receptor de satélite.

Durante as aulas na plataforma AVA, os alunos estarão sob o acompanhamento de tutores responsáveis por orientar o uso dos recursos on-line e pelo esclarecimento de dúvidas.

A programação do curso prevê discussões em fóruns virtuais e avaliações de desempenho dos alunos. Apesar do acesso ao conteúdo ser livre, só os matriculados terão direito a certificado de conclusão dos cursos.

Os concludentes dos cursos técnicos irão receber diplomas expedidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).




Postar um comentário

0 Comentários