Ticker

6/recent/ticker-posts

Hildo Rocha comemora resultado extraordinário do relatório de sua autoria, sobre Acordo de Salvaguarda, que viabiliza lançamentos de foguetes em Alcântara

Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o deputado Hildo Rocha registrou a grande conquista brasileira que viabiliza o uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). A concretização desse grande feito será coroada esta semana, com o lançamento do primeiro foguete pela Innospace, empresa sul-coreana da iniciativa privada.


Esse extraordinário acontecimento é o resultado de um grande esforço que envolveu diversas autoridades, entre as quais o deputado Hildo Rocha. O parlamentar maranhense foi o Relator do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre Brasil e Estados Unidos que permite ao Brasil firmar parcerias com empresas que atuam no segmento aeroespacial.

“Caso não tivesse sido aprovado esse Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre os Estados Unidos da América e o Brasil não estaria sendo possível esse tipo de lançamento, porque esse Acordo garante que todas as patentes americanas serão respeitadas, não haverá nenhum tipo de pirataria e que o Governo do Brasil protegerá todos os componentes de tecnologia americana”, destacou Hildo Rocha.

Garantia contra pirataria e espionagem industrial

O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, foi aprovado em 2019. O documento possibilita que todos os foguetes, construídos por qualquer que seja a empresa, qualquer que seja a Nação, que possuam componentes norte-americanos sejam protegidos de qualquer tipo de pirataria.

“O maior produtor de componentes para foguetes — nós sabemos — é os Estados Unidos. Então, não se viabiliza nenhum tipo de foguete, nem lançamento de foguete, se não houver um Acordo de Salvaguardas Tecnológicas com os Estados Unidos —, porque aquele país é quem fabrica e detém a tecnologia de mais de 80% dos componentes que integram um foguete ou algum artefato lançado por esse foguete”, explicou o parlamentar.

Feito extraordinário

O deputado enfatizou que o lançamento é um feito extraordinário decorrente de vários fatores. “O apoio que a Aeronáutica do Brasil tem dado ao longo dos últimos anos, para que o Centro de Lançamento de Alcântara, se converta numa referência mundial economicamente viável e tecnicamente eficiente. Também não podemos nos esquecer da abnegação do Presidente da Agência Espacial Brasileira, o engenheiro e Coronel Carlos Moura, que também foi peça fundamental nessa grande conquista”, afiançou o parlamentar.

Localização privilegiada

Em razão da sua localização geográfica, Alcântara reúne as condições ideais para abrigar o CLA. “O Centro de Lançamento de Alcântara é fundamental para o Brasil e para o mundo, porque, a partir dali, podemos lançar foguetes de forma mais barata, isso porque a economia de combustível é muito grande. Portanto, eu quero parabenizar a Aeronáutica brasileira, o Cel. Moura, que é o presidente da AEB, que tem feito um grande trabalho, assim como também quero parabenizar os demais membros da Aeronáutica brasileira, militares, oficiais, que muito se dedicaram nos últimos anos para que isso viesse a acontecer”, declarou o deputado.

Alcântara vive nova realidade 

Hildo Rocha ressaltou que a partir de agora, o município de Alcântara passa a vivenciar uma nova e transformadora realidade. “Estamos inaugurando uma nova era, um novo momento, nova realidade porque os lançamentos irão gerar benefícios enormes para o povo maranhense, para a cidade de Alcântara, a região da Baixada Maranhense. Eu fico feliz por ter sido o Relator desse Acordo de Salvaguardas Tecnológicas aqui na Câmara dos Deputados que agora possibilita a realização de lançamentos e contribui para transformar a vida de milhares de pessoas”, sublinhou Hildo Rocha.



Postar um comentário

0 Comentários