Ticker

6/recent/ticker-posts

Em reunião com Jader Filho, ministro das cidades, Hildo Rocha, trata sobre habitação, pavimentação e saneamento em municípios do Maranhão


Durante reunião com o ministro das Cidades, Jader Filho, o deputado federal Hildo Rocha tratou sobre o andamento de empreendimentos habitacionais importantes que foram retomados na época em o parlamentar exercia o cargo de secretário-executivo do órgão.

Ao final do encontro, Hildo Rocha destacou o status atualizado das principais ações do Ministério que estão em execução no Estado do Maranhão, especialmente em relação aos projetos habitacionais.

Residencial Mato Grosso • São Luís

Composto por três etapas (Mato Grosso 1, 2 e 3), o projeto vai beneficiar aproximadamente 12 mil pessoas da capital maranhense, oferecendo moradias dignas e melhorando a qualidade de vida dos beneficiários. As casas já estão prontas, faltando apenas a conclusão das creches e da escola de ensino básico.

Esse é um Empreendimento habitacional que teve muitas paralisações, dificultando com isso a sua conclusão. Na na condição de secretário executivo do Ministério das Cidades, atendendo determinação do presidente Lula e autorização do ministro Jader Filho, Hildo Rocha viabilizou os recursos adicionais para a conclusão das casas e articulou para que o prefeito Eduardo Braide fizesse a pavimentação da via de acesso ao Residencial e o governador Carlos Brandão implantasse um batalhão da polícia militar dentro do conjunto habitacional.

Residencial Magno Cruz • São José de Ribamar

Dezembro de 2023: Hildo Rocha (secretário-executivo do Ministério das Cidades e presidente do conselho curador do FDS), o prefeito Julinho, assessores da prefeitura de São José de Ribamar, representantes do governo Estadual e dirigentes da entidade responsável pela construção Residencial Magno Cruz, fizeram vistoria técnica ao empreendimento a fim de verificar o andamento de intervenções indispensáveis para a conclusão da obra

A construção das 400 unidades ficou paralisada. Os recursos disponíveis não eram suficientes para concluir a obra. Os serviços foram retomados depois que o então secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, com a permissão do ministro Jader Filho, viabilizou o aporte financeiro do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), recurso financeiro gerido pelo Ministério das Cidades, para a conclusão do empreendimento. A entrega está prevista para este semestre.

Residencial Canto da Serra • Imperatriz

As obras do Residencial Canto da Serra, no Bairro Sumaré, em Imperatriz foram contratadas em 2012. Entretanto, em 2017, quando 70% das casas já tinham sido concluídas, as três empresas ganhadoras da primeira licitação desistiram de continuar a obra. No ano seguinte, o deputado Hildo Rocha conseguiu aprovar um aditivo de R$ 73,55 milhões, oriundos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), para a conclusão das casas e demais obras de infraestrutura previstas no projeto.

Composto por 2.950 unidades habitacionais, o Residencial Canto da Serra representa um grande avanço na política habitacional do governo federal no município, proporcionando moradia digna para milhares de famílias.

O empreendimento também foi paralisado por várias vezes. Em 2023, assim que assumiu a secretaria executiva do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, por orientação do ministro Jader Filho e determinação do presidente Lula, fez o aporte necessário para a conclusão do maior empreendimento habitacional, em execução, na Região Tocantina. As obras já estão praticamente prontas e a previsão é que o residencial também seja entregue neste semestre.

Jardim Aulídia • Açailândia

Empreendimento que contempla 3.000 casas, sendo que mais de duas mil unidades já foram entregues em 2019 e 2022. As unidades restantes estão em estão em fase final.

Unidade Básica de Saúde do Jardim Aulídia (inaugurada em outubro de 2024)

O residencial conta com uma Unidade Básica de Saúde, que foi viabilizada pelo deputado Hildo Rocha. Os recursos necessários para a conclusão das casas foram viabilizados por Hildo Rocha, por orientação do Ministro Jader Filho, no ano de 2023, no período em que Rocha exercia o cargo de secretário executivo do Ministério das Cidades.

Mais celeridade

Hildo Rocha aproveitou o encontro para pedir ao ministro que converse com os gestores e gestoras da Caixa Econômica a fim de que a instituição possa dar mais celeridade nas contratações.

“A execução das obras financiadas pelo FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) estão acontecendo satisfatoriamente. Entretanto, precisa melhorar o desempenho da Caixa Econômica Federal em relação à construção de casas rurais e urbanas pelo FDS (Fundo de Desenvolvimento Social). O ministro Jader Filho me informou que em poucos dias será publicada a nova portaria referente à contratações com recursos do FAR, do FDS e do PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural)”, sublinhou o parlamentar.

Seleção de municípios para novas contratações por meio do FNHIS

Outra informação promissora é referente à seleção de municípios que serão contemplados com casas financiadas pelo FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social).

“No ano passado, alguns municípios mesmo tendo sido selecionados, não conseguiram fazer o empenho. Tratamos também sobre essa questão; sobre demandas por sistemas de abastecimento de água para diversos municípios maranhenses e sobre duas obras de mobilidade que estão sendo financiadas pelo Ministério da Cidade. Um deles é a Avenida Litorânea, obra que será iniciada esta semana, por meio de parceria do Governo Estadual com o Ministério das Cidades”, declarou o parlamentar.

Avenida Metropolitana e infraestrutura de cidades maranhenses

Por fim, Hildo Rocha tratou sobre a Avenida Metropolitana, obra que começa no Funil e termina na Avenida dos Holandeses, beneficiando quatro municípios e pediu apoio do ministro em relação a obras de pavimentação, de drenagem, construção de praça e sistemas de abastecimento de água para diversos municípios maranhenses.

A obra da Avenida Metropolitana visa a melhorar a mobilidade urbana, facilitar o transporte público, estimular o desenvolvimento econômico e gerar empregos, aumentando a renda da população. O projeto prevê três etapas: da Avenida Principal do São Raimundo ao Parque Independência trecho com 2,732 quilômetros; do Parque Independência a rotatória da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com 1,748 quilômetro; e da Avenida Guajajaras ao Parque Independência, um trecho de 3,397 quilômetros.

Postar um comentário

0 Comentários