Ticker

6/recent/ticker-posts

Sarau Literário e Cordel movimentam escolas de Urbano Santos/MA

A Secretaria Municipal de Educação com apoio da Prefeitura Municipal de Urbano Santos- MA, em parceria com as demais Secretarias realizou o VIII Sarau Literário no dia 24 de junho de 2019, no Centro Social Peneirão,  sendo uma  iniciativa que já faz parte do calendário escolar do Município, organizado de forma coletiva a partir das orientações da Secretaria, coordenado pela professora Joelia Reis.  

Com a temática desse ano: O Brasil no papel: em poesia de cordel, tendo como objetivo principal identificar os elementos da cultura popular e da tradição,  relacionada à construção de memória coletiva, na Literatura de Cordel e produzir textos orais e escritos a partir da compreensão da Literatura de Cordel, presente no gênero “Cordel”, de igual modo, incentivamos a todos os envolvidos no projeto que procurassem resgatar suas historias, suas crenças e artistas locais que enriquecem a cultura de nosso município nesses noventa anos de emancipação política.  
Desse modo, o presente projeto foi desenvolvido visando atender as diferenças e oportunizando nossos alunos a conhecer variados tipos de textos e difundir o cordel, e quem sabe descobrir novos talentos através das produções dos alunos. Para iniciar contamos com a presença de nosso artista local  Ricardo Neto com musicas populares e sua sanfona;  e Colégio Magno Bacelar que  fez uma bonita apresentação cultural: Uma dramatização: “A Caixa Misteriosa”, realizada pelos alunos, orientação trazida da experiências transmitidas em sala de aula por professores. 
Estiveram presentes no evento a Secretária de Educação professora Nilma Sodré, a Secretária Adjunta Francenildes Simões, os vereadores professora Aldalice Santos, e Edinilson Moura, Gaviao Liberio  grande parte da  equipe de governo, as técnicas da SEMED, gestores, coordenadores, professores, alunos, pais de alunos e demais convidados da comunidade. 

Para dá inicio a solenidade , a professora Joelia fez a apresentação do projeto, falou da importância do trabalho para os alunos e professores , destacou o incentivo da Secretaria de Educação; na sequencia ouvimos os vereadores Edinilson Moura e Gaviao que aproveitaram para agradecer e destacar o grande trabalho  da Secretária de Educação, professora Nilma; teceram observações positivas aos desenvolvimento das atividades dos alunos, frutos das responsáveis orientações que recebem em sala de aula, do respeito com que nossa Prefeita Iracema Vale trata a todas as categorias; e para finalizar a Professora NIlma Sodré, agradeceu a todos já antecipadamente tendo em vista as boas expectativas, destacou a importância do trabalho coletivo, de que temos valorizado todos os trabalhos da rede municipal, tem garantido as mesmas oportunidades aos alunos e professores, conforme as  condições dadas pela  Prefeita Iracema Vale, aproveitar para falar das inúmeras oportunidades e do empenho de toda sua equipe para as realizações exitosas que tem sido até os dias de hoje. 
Em seguida de acordo a programação, deu-se início as atividades propostas realizadas pelas escolas, o Polo Cajazeiras, cantou, declamou e encantou,  revelando  talentos e não esqueceu de nosso amigo Ferreirinha grande colaborador de nossa cultura local. O certo é de que cada um deixou grande marca, alguns trouxeram suas experiências locais, outros recontaram historias, mas ao final o trabalho foi rico e como na obra de Mauricio de Souza , fez uma grande viagem sem esquecer dos noventa anos de nosso município, da nossa conquista do Selo Unicef, no período da tarde com o Cordel cantado pelos professores Antônia Rodrigues e  Manoel Vieira.  
A Secretaria de Educação aproveita para mais uma vez parabenizar os esforços coletivos, as várias dramatizações, danças, peça teatral, cordel musicalizado, coreografia, declamação, e muitas outras apresentações enriqueceram ainda mais nossos aprendizados, que a esperançosa mensagem de que “todos nós precisamos de outras mãos” sejam disseminadas e nossos alunos extraiam das salas de aula, o melhor e consigam compartilhar cada lição de nossa missão, em um grande resultado para a vida presente de cada um.
Foram apresentações cheias de muitas emoções sendo transmitida pelos próprios alunos, ricas em comprometimento, cheias do entendimento de quem aprende a compartilhar. Professoras Francinete Borges e  Vagneia Monteles estiveram a tarde inteira conosco, nossas mãos estiveram por aqui! Viva Urbano Santos! Viva a nossa participação nessa história! Viva o Sarau Literário!

Mais fotos: 



Postar um comentário

0 Comentários