Ticker

6/recent/ticker-posts

STF dá 15 dias para Bolsonaro explicar sobre desaparecimento do pai de presidente da OAB

Após polêmica declaração do presidente Jair Bolsonaro, que disse saber como desapareceu o pai do advogado Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o causídico ingressou com pedido de explicações do presidente, no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Fernando Santa Cruz, pai do atual presidente da OAB, que desapareceu no período da Ditadura Militar, foi morto por agentes da ditadura, segundo seu atestado de óbito. No entanto, Bolsonaro afirmou que ele foi morto pelos companheiros da organização que ele militava, taxada pelo presidente como "grupo terrorista". 

A interpelação foi apresentada ao STF nesta quarta-feira, 31, e o ministro Luís Roberto Barroso, deu prazo de 15 dias para o que Bolsonaro explique suas declarações, caso queira. O pedido de explicações foi assinado por 12 ex-presidentes da OAB.

Na decisão, Barroso lembrou que a interpelação é um instrumento que permite "esclarecer eventuais ambiguidades ou dubiedades dos termos utilizados".

Na peça judicial, Felipe Santa Cruz afirma que não é a primeira vez que Bolsonaro o ataca e tenta desqualificar a memória do seu pai.

“As ofensas à memória de Fernando de Santa Cruz, bem como o contexto intimidatório da fala, parecem sugerir que o Exmo. Sr. Jair Bolsonaro pretende ofender diretamente o Requerente em sua dignidade e decoro, bem como desqualificar sua reputação. Embora ainda equívoca, pois situada na fronteira entre a bravata e a intimidação, a fala do Presidente da República aparenta poder se subsumir à figura típica de injúria e contra Felipe Santa Cruz”, escreveu.

A assessoria do Palácio do Planalto informou que não irá se manifestar.

Com informações do G1 

Postar um comentário

0 Comentários