MARANHÃO

BAIXO PARNAÍBA

BRASIL e Mundo

ELEIÇÕES 2020

Videos

Resistência: Professora Marileide renova esperanças de um novo futuro para o município de Serrano do Maranhão

Antenor Ferreira 

O município de Serrano do Maranhão, distante cerca de 260 Km de São Luís, vive um momento de crise e descrédito na política. Marcado por diversos escândalos de corrupção, a população do município que tem pouco mais de 10 mil habitantes clama por uma luz no fim do túnel. 

Em meio a toda revolta e descrédito, nasce um novo símbolo de LUTA e RESISTÊNCIA. Falo da Mestre em educação Professora Marileide, que atendendo o apelo de amigos e serranenses que sonham com um futuro melhor, resolveu colocar seu nome para apreciação popular, como pré-candidata a prefeita do município. 
Mestre em educação, Professora Marileide
Filha de Serrano, 54 anos, histórico invejável, Marileide Costa é Pedagoga, Pós-graduada em Psicopedagogia, Coordenação Pedagógica e em Educação, Pobreza e Desigualdades Sociais, e Mestre em.Educação. 

Atualmente ela é funcionária pública estadual e municipal, tendo exercido com afinco atividades voltadas a educação em diversos municípios do Maranhão. 
Professora Marileide e companheiros de trabalho do IEMA 
Sua história de vida é marcada por lutas. Oriunda de família humilde, com pais lavradores e 15 irmãos, sendo ela a penúltima filha, a hoje Mestre em educação começou a conquistar sua independência trabalhando como empregada doméstica dos 12 aos 14 anos. Aos 15 anos foi morar no bairro João de Deus, em.São Luís, onde começou a mostrar sua veia de lutadora pelos direitos das minorias, ao levantar a pauta em grupos de jovens os quais participava. 

Com total dedicação aos estudos, egressa de escolas públicas, Marileide conquistou no Ensino Médio o primeiro lugar em um concurso de redação do Colégio  Rosa Castro, instituição de ensino conceituada em São Luís. O prêmio lhe rendeu uma bolsa de estudos, possibilitando-lhe cursar todo Ensino Médio, e daí seguiu firmemente com sua incansável busca pelo conhecimento, bem que sempre considerou precioso. 

Lutadora, ela foi a única dos 15 irmãos que conseguiu chegar ao Ensino Superior.
Lutadora Professora Marileide faz questão de exaltar suas origens 
Sua trajetória como profissional da área da educação teve início aos 17 anos, quando começou a lecionar de forma voluntária em Escolas Comunitárias de São Luís, passando em seguida a atuar em Escolas Públicas Municipais e Estaduais.

Hoje ela é reconhecida como uma das maiores profissionais de educação do Maranhão, com larga experiência profissional, onde se inclui no currículo sua atuação como Supervisora Educacional na Secretaria de Estado da Educação, duas passagens como secretária de educação do município de Serrano, nos períodos de 2003 a 2004 e 2010 a 2017, período em que enfim o município teve resultados positivos na área. No período de 2005 a 2008 ela esteve comandando a Secretaria de Educação do município de Turilândia, onde também obteve resultados positivos, melhorando os índices educacionais daquele município. 

Atualmente ela ocupa a função de Gestora Geral do Instituto de Educação, Ciência  e Tecnologia do Maranhão - IEMA, de Cururupu, cargo confiado pelo governador do estado, Flávio Dino, no ano de 2018. 
Professora Marileide ao lado do amigo pessoal, Governador Flávio Dino 
Sua atuação a frente do IEMA já lhe rendeu a conquista do prêmio de melhor gestão do instituto educacional. 
Educadora recebe menção honrosa pelo bom trabalho exercido a frente do IEMA 
Mas, não é apenas de educação que vive essa grande mulher. Professora Marileide também é uma forte militante socialista, sendo a Secretária Geral da Executiva Estadual de Mulheres do PSB no Maranhão. 

"Além de qualquer currículo, sou mesmo uma militante social, que sonha com uma Serrano digna para seus munícipes", declara ela. 
Professora Marileide menciona seu desejo de Inspirar jovens do seu QUILOMBO (Serrano é a maior concentração quilombola do país, segundo estudo da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, realizada em 2015) possibilitando a eles acreditarem em si e no potencial que existe dentro de cada um. 

"Sinto que tenho uma missão na minha cidade: resgatar a esperança do povo de SERRANO e tornar esse QUILOMBO em um LUGAR DE BEM VIVER!", enfatizou a educadora. 

Junto com o Secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, Professora Marileide visita comunidades quilombolas de Serrano 

Todos esses pontos fizeram com que a educadora, que é casada com o ex vereador de 3 mandatos Adilson Alves, conseguisse se destacar no cenário político local, sendo hoje um dos principais nomes para disputar o pleito que se aproxima. 
Professora Marileide e o esposo Adilson na sede do Partido Socialista Brasileiro - PSB  
Acreditamos que seu caráter íntegro, sua fidelidade e amor com o povo de Serrano, poderão fazer a diferença na vindoura eleição, dando à população uma nova esperança.  

Siga o blog no FacebookInstagramTwitter YouTube

Antenor Ferreira

Jornalista chapadinhense, 33 anos, apresentador de rádio e TV, e redator dessa página. Obrigado por sua visita! Siga-nos no insta: @antenor.oficial

Nenhum comentário:

Participe! Deixe seu comentário

Internet de qualidade é com:

Internet de qualidade é com:
Essa uso e indico!

Clique na imagem e confira!

Nos Siga no Facebook

Mais lidas da semana

Ouça a rádio voz de arari!

Arquivo da página