Ticker

6/recent/ticker-posts

Com valorização de servidores, compra de medicamentos, testes e ações, Prefeitura de Urbano Santos/MA se torna referência no combate a Covid-19

Da Assessoria 
Urbano Santos/MA está entre os municípios maranhenses que têm se destacado no combate a pandemia, pois tem apresentado excelentes números e atendimento de excelência aos que apresentam sintomas.  

A assessoria de saúde do município nos informou que “na pandemia muitos pensam em número de infectados e das pessoas que falecem, mas nós estamos preocupados com todos e focados em não ter pessoas doentes, nossa luta é para evitar o contágio em massa e estamos conseguindo manter um número pequeno de casos positivos e em contingente suficiente para não superlotar nossas unidades de saúde”. 
O município adotou medidas inovadoras no início da pandemia e tem monitorado toda a população, aparelhado as equipes de saúde, foram adquiridas 05 cabines de desinfecção e distribuídos EPIs para os profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde e guarda municipal.

As cabines reduziram a carga viral nas unidades de saúde, tudo acompanhado de testagem, 2.400 testes foram adquiridos para monitorar a população nas áreas de contágio e controlar a disseminação. 
No monitoramento dos sintomáticos as pessoas são imediatamente atendidas e devidamente medicadas conforme os protocolos médicos. Foram adquiridas todas as medicações, como hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina, anticoagulante e as demais prescritas pelos profissionais de saúde. Pessoas sintomáticas são orientadas ao isolamento social. 

Houve a distribuição de 40 mil máscaras de casa em casa, medidas preventivas reforçadas com uma equipe de desinfecção permanente para atuar nos logradouros públicos e pelo estabelecimento de 04 barreiras sanitárias, equipadas para controlar as entradas no município. 
Para atendimento médico foi acrescentada uma unidade com respirador, desfibrilador e monitor cardíaco, para estabilização dos pacientes graves e foram compradas duas ambulâncias, pois apesar dos esforços o município pertence a baixa complexidade no SUS. 
Para reforço da equipe de saúde e valorização dos profissionais da linha de frente foram contratados mais profissionais, como médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, assistente social e foi concedido 40% de insalubridade a todos os profissionais da saúde, incluindo agentes de endemias e agentes comunitários de saúde e 25% de insalubridade para aguarda municipal. 

A meta do município é ter o menor número possível de doentes e atender a população já afetada pela pandemia. 

Pelo segundo mês a prefeitura distribuiu 6 mil cestas básicas para auxiliar as famílias em vulnerabilidade, reforçando o auxílio emergencial.

Para assessoria da prefeitura “não existe fórmula, o trabalho é desafiador e a testagem, controle, monitoramento e medicação dos sintomáticos tem se mostrado com excelentes resultados”. 

Infelizmente o grupo político que faz oposição em Urbano Santos/MA preferiu fazer a baixa política em pleno momento de pandemia, espalhando notícias distorcidas e tentando explorar um momento tão difícil para centenas de famílias. 

A assessoria da prefeitura informou que lamenta muito tal atitude e que a gestão responde às baixarias com trabalho planejado, efetivo e com muita transparência, acrescentando que tudo feito no combate da pandemia está no portal da transparência municipal e credita os comentários da oposição à falta de projetos. Infelizmente, a oposição local, sempre que chega o período de eleições, divulga fake news contra a gestão municipal.

Postar um comentário

0 Comentários