Ticker

6/recent/ticker-posts

Assinada ordem de serviço para construção da estrada dos Mulundus, obra financiada com emenda do deputado Hildo Rocha


O deputado federal Hildo Rocha, autor da emenda parlamentar que assegura recursos financeiros para a construção da e estrada de acesso ao povoado Mulundus, participou do ato que marcou a autorização para o início da obra que será executada pela 8ª Superintendência Regional da Codevasf, empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.


O povoado Mulundus é o local onde há quase um século teve início o festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus, no município de Vargem Grande. A solenidade de assinatura da ordem de serviço aconteceu no povoado João de Deus, comunidade próxima ao Santuário de São Raimundo Nonato dos Mulundus.

“Há muito tempo os vargem-grandenses reivindicavam essa obra porque realmente a estrada é precária, foi feita para os romeiros trafegarem de animal.  Com os tempos modernos, com uso de automóveis, é necessário uma estrada que proporcione segurança e conforto aos romeiros que queiram ir de carro até o santuário de São Raimundo Nonato dos Mulundus”, destacou Hildo Rocha.

Ação contempla anseio da comunidade católica de Vargem Grande

O parlamentar lembrou que o benefício é o resultado de um trabalho que conta com o apoio do ex-prefeito Miguel Fernandes, do padre Antônio Carlos e do advogado Fernando Caçula.

“O ex-prefeito Miguel Fernandes, o padre Antônio Carlos e o nosso amigo Fernando Caçula lutaram muito por essa obra. Eles solicitaram a minha ajuda, eu disse que iria trabalhar em busca dos recursos e graças ao apoio do presidente Jair Bolsonaro felizmente obtivemos êxito nessa ação. Assim, a partir da conclusão desta obra o tradicional festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus ganhará um grande impulso, atraindo mais romeiros do nosso Estado e de todo o território nacional. A obra vai gerar grande benefício para a economia do município, por meio do turismo religioso”, argumentou Hildo Rocha.
O advogado Fernando Caçula, vargem-grandense que também ajudou o deputado Hildo Rocha a conseguir os recursos financeiros para o custeio da obra, ressaltou que o sonho se concretizará no momento da inauguração.

“A semente está plantada. Essa obra vai resgatar a história de São Raimundo Nonato dos Mulundus. Nós que somos filhos de Vargem Grande já sabemos bastante sobre esse festejo mas aqueles que ainda não conhecem certamente terão mais interesse em conhecer porque o acesso será melhorado. Isso vai fazer com que pessoas do Maranhão, do Nordeste e do Brasil inteiro possam vir conhecer essa importante festa religiosa do nosso município”, afiançou Caçula.

O padre Antônio Neves também falou sobre a importância da construção da estrada de acesso ao povoado Mulundus. “Essa obra irá estimular a vinda de pessoas que já costumam participar da festa e servirá também para atrair outras que virão conhecer o nosso santuário justamente pelo acesso que se tornará mais fácil”, comentou o Padre Antônio Neves.

O festejo


A homenagem a São Raimundo Nonato dos Mulundus, acontece há quase 100 anos, sendo considerado um dos maiores festejos religiosos do país. Diz a história que Raimundo Nonato era um vaqueiro, trabalhador e morador da comunidade Mulundus. Em acidente ocorrido junto a uma carnaubeira veio a falecer, o que causou muita comoção.

O fato ocorreu quando o mesmo tinha 32 anos. Segundo os relatos sobre ocorrido, o corpo foi encontrado dias depois de seu desaparecimento e estava intacto e cheirava a flor. Aos poucos se criou uma devoção popular em torno do santo vaqueiro, fazendo com que a população recolhesse os pedaços da carnaubeira para serem usados como produto medicinal.

Veja vídeo:


Postar um comentário

0 Comentários