Ticker

6/recent/ticker-posts

Após 21 dia de apagão, Amapá amarga prejuízos com a maior chuva do ano

Mesmo com energia para 89% da carga média, mantendo fornecimento na maior parte do dia, bairros ainda ficaram sem eletricidade no domingo (22). Devido ao tempo, a ativação de geradores termoelétricos foi transferida para esta segunda-feira (23).

Chuvas em Macapá no domingo (22), durante apagão no Amapá — Foto: Reprodução

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou, na noite de domingo, que o “fornecimento de energia elétrica ocorreu dentro da normalidade” ao longo do dia, com atendimento de 89% da carga média. Em Macapá, por exemplo, a maioria dos bairros estavam com energia na maior parte do domingo. No entanto, à noite, houve racionamento em algumas regiões.

O órgão informou ainda que os outros geradores, que seriam ativados ao longo do dia, não foram instalados devido “dificuldades relacionadas à logística e ao clima” e que expectativa é de que até esta segunda “estejam operacionais 34 MW [megawatts] de geração térmica”.

Chuvas

Além das falhas na energia, o macapaense enfrentou no domingo a força das chuvas. Principalmente nas regiões onde há obras, como na Zona Sul, moradores registraram as casas invadidas pela água. Alguns atingidos chegaram a sair das residências devido ao problema.

De acordo com o NHMet, do Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), a previsão do tempo indicava que cairia 45 milímetros, principalmente na faixa central do estado.

“Essa chuva de agora de domingo foi a mais intensa de todo o ano de 2020. Teve um acúmulo aproximado de 74 milímetros em menos de uma hora de chuva. E essas chuvas estão se estendendo por praticamente toda a faixa Sul, Central, Oeste e parte dos municípios do Norte do estado”, descreveu Jefferson Vilhena, coordenador do NHMet.

Postar um comentário

0 Comentários