Ticker

6/recent/ticker-posts

Candidata do Piauí vai à Justiça pedir recontagem, após perder por 8 votos

Derrotada na eleição municipal por apenas 8 votos, a candidata Margareth do Zito (Republicanos) solicitou à Justiça Eleitoral a anulação dos votos de uma das seções de Água Branca. No processo, ela ainda pede a realização de auditoria na urna e a recontagem dos votos .As informações são do Meio Norte

O pleito realizado no último domingo, 15 de novembro, foi definido apenas na última seção eleitoral, até a contabilização da mesma, a candidata aparecia na liderança com nove votos de vantagem em relação a Júnior Ribeiro (PSD).
Candidata Margareth do Zito

Neste sentido, o recurso impetrado pela candidata é embasado em uma certidão do Cartório da 52ª Zona Eleitoral do Piauí. A ação aponta para a ausência de duas vias do Boletim de Urna entre os materiais enviados pelo presidente da seção à Junta Apuradora. Deste modo, vale frisar que segundo o Artigo 179 do Código Eleitoral brasileiro, a apresentação do Boletim de Urna é indispensável para a validade dos votos de uma seção eleitoral.

O boletim contém dados como: data da eleição; identificação do município e da zona e seção eleitorais; data e horário de início e encerramento da votação; código de identificação da urna; número de eleitores aptos a votar; número de votantes na seção; a votação individual de cada candidato; os votos para cada legenda partidária; os votos nulos; os votos em branco; a soma geral dos votos.

De acordo com o processo, a seção eleitoral nº 108 encaminhou as mídias para a Junta Eleitoral da 52ª Zona Eleitoral, que, posteriormente, expediu certidão informando a inexistência de documentos essenciais, entre os quais o Boletim de Urna.

Postar um comentário

0 Comentários