Ticker

6/recent/ticker-posts

Dezembro terá fenômeno astronômico que não acontece desde a Idade Média


 No dia 21 de dezembro, logo após o pôr do Sol, será possível observar a proximidade entre Júpiter e Saturno, o que fará com que os corpos celestes pareçam um planeta duplo. Esse fenômeno astronômico não acontece desde a Idade Média. 

A proximidade entre os planetas já está ocorrendo e, entre os dias 16 e 25 de dezembro, a percepção será que eles estarão separados por menos de um diâmetro da lua cheia. “Na noite de maior aproximação, em 21 de dezembro, eles se parecerão com um planeta duplo, separados por apenas um quinto do diâmetro da lua cheia”, explica o astrônomo da Rice University, Patrick Hartigan. As informações são da Agência Brasil.

As melhores condições de visualização ocorrem próximo ao Equador, mas será possível observar o fenômeno de qualquer parte do mundo, se as condições climáticas permitirem. “Para a maioria dos observadores do telescópio, cada planeta e várias de suas maiores luas estarão visíveis no mesmo campo de naquela noite”, diz o astrônomo.

Patrick conta que alinhamentos entre esses dois planetas são bem raros. “No entanto, esta conjunção é excepcionalmente rara por causa da maior proximidade entre eles. Você teria que voltar até um pouco antes do amanhecer de 4 de março de 1226 para observar um alinhamento mais próximo entre esses objetos visíveis no céu noturno”, acrescentou.

O evento ocorrerá na próxima vez no dia 15 de março de 2080 e, depois, só após o ano 2400.


Postar um comentário

0 Comentários