MARANHÃO

BAIXO PARNAÍBA

BRASIL e Mundo

CORONAVÍRUS

Videos

Arquivo da página

Prefeitura de Santa Quitéria-MA realiza ações alusivas ao 'Novembro Azul'

Prefeita Ana Cláudia destaca que as ações foram positivas e realizadas na sede e zona rural, para conscientizar sobre a saúde do homem e formas de prevenção de doenças, principalmente do câncer de próstata.


Com o objetivo de contribuir para a divulgação da campanha Novembro Azul, a Prefeitura de Santa Quitéria, através da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), uma palestra para orientar seus usuários, sobre prevenção, sintomas do câncer de próstata e o tratamento contra a doença. 

A palestra, ocorrida na penúltima semana de novembro foi realizada por profissionais da saúde do município, que orientaram sobre o câncer de próstata e as formas de prevenção e enfrentamento à doença. O intuito da programação foi conscientizar a população sobre a importância de se cuidar, conhecer o próprio corpo e procurar ajuda médica. O público presente, pertence aos Projetos e Grupos de Terceira Idade do CRAS. 
Na ocasião, psicólogos e enfermeiros utilizaram - se de um vocabulário acessível e conteúdo simples, para que os presentes pudessem entender como acontece à doença, sintomas e algumas alternativas que ajudam a preveni-la. Os especialistas destacaram que na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal. 

De acordo com a Coordenação de Atenção Básica, as Unidades Básicas de Saúde da Família têm autonomia para realizar suas ações e orientações à saúde da população, como ocorrera nas (UBSFs) Roça de Santa Quitéria, Bairro Novo, Santa Quitéria velha, Jardim e Coceira-I.
O "Novembro Azul" é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas estão acima dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. Na fase inicial, a enfermidade pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas.


Fonte: ASCOM/PMSQM

Antenor Ferreira

Jornalista chapadinhense, 33 anos, apresentador de rádio e TV, e redator dessa página. Obrigado por sua visita! Siga-nos no insta: @antenor.oficial

Nenhum comentário:

Participe! Deixe seu comentário

Fique na moda!

Fique na moda!
Avenida Presidente Vargas, Centro de Chapadinha/MA

Vamos ficar em forma?

Vamos ficar em forma?
Rua do Comércio - Centro, por trás do Armazém Paraíba

Nos Siga no Facebook

Mais lidas da semana