MARANHÃO

BAIXO PARNAÍBA

BRASIL e Mundo

CORONAVÍRUS

Videos

Arquivo da página

Você está em

Projeto do deputado Hildo Rocha garante exame de polissonografia pelo SUS


Tramita na Câmara Projeto de Lei do deputado Hildo Rocha que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a disponibilizar exames de polissonografia para pacientes que necessitam de diagnóstico e tratamento de distúrbio conhecido como apneia do sono.

De acordo com dados de um levantamento denominado Episono (Estudo Epidemiológico do Sono) um dos mais importantes projetos de investigação sobre a prevalência dos distúrbios de sono no mundo, mais de 60% da população brasileira sofre com problemas de sono e 32,9% têm apneia do sono.


“Além de inúmeros danos à saúde, a apneia pode levar a óbito. Essa doença ajuda a desenvolver a síndrome metabólica. Quem apresenta essa síndrome tem maior tendencia a ter enfarto do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outros problemas graves”, enfatizou Hildo Rocha.

Diagnóstico

O principal exame para saber se a pessoa tem apneia do sono é a polissonografia, exame não invasivo feito enquanto o paciente está dormindo. Durante o exame são verificados fatores como: atividade elétrica cerebral e muscular; movimento dos olhos; fluxo do ar pelo nariz e boca; esforço respiratório e níveis de oxigênio no sangue.



“É um exame caro e incomum que por não ser oferecido pela rede pública de saúde é inacessível para a maioria das pessoas que necessitam fazer o exame. Por esse motivo, apresentei o Projeto de Lei, que recebeu o número 3715/2021. Esse projeto, de minha autoria, assegura a realização da polissonografia pelo SUS. Dormir bem é fundamental para a saúde e para qualidade de vida de todas as pessoas”, ressaltou Hildo Rocha.



Antenor Ferreira

Jornalista chapadinhense, 33 anos, apresentador de rádio e TV, e redator dessa página. Obrigado por sua visita! Siga-nos no insta: @antenor.oficial

Nenhum comentário:

Participe! Deixe seu comentário

Vamos ficar em forma?

Vamos ficar em forma?
Rua do Comércio - Centro, por trás do Armazém Paraíba

Nos Siga no Facebook

Mais lidas da semana