Ticker

6/recent/ticker-posts

Comunidade quilombola de Matões do Norte passa a contar com tecnologia agrícola ofertada pelo deputado Hildo Rocha


Agricultores familiares da comunidade quilombola Marajá II, no município de Matões do Norte, receberam uma patrulha mecanizada que já está sendo utilizada com a finalidade de facilitar o trabalho dos pequenos produtores rurais, estimular a produção e aumentar a produtividade. O equipamento foi financiado com recursos públicos federais originários de emenda parlamentar individual do deputado Hildo Rocha.

A entrega da máquina aconteceu durante ato púbico organizado pelo prefeito Solimar Alves. O evento foi prestigiado por vereadores, secretários municipais, servidores públicos de Matões do Norte e lideranças da região.

Tecnologia para melhorar a qualidade de vida da população

Hildo Rocha destacou que a chegada do equipamento é a concretização de uma demanda da população quilombola que foi atendida graças ao esforço do prefeito Solimar.


“Lideranças da comunidade Marajá 2 levaram a demanda ao prefeito Solimar. Eles alimentavam o justo desejo de possuir máquinas para melhorar a produção, sonhavam em melhorar as condições de vida, queriam sair da roça de toco para campos agrícolas plantados com ajuda da tecnologia. O prefeito Solimar é um gestor sensível, conhece as dificuldades e logo tratou de se mobilizar a fim de atender a essa demanda. Solimar me procurou e solicitou a minha ajuda e eu destinei emenda para a Codevasf fazer a compra do equipamento que agora já está servindo para a comunidade Marajá 2. Assim, nós conseguimos viabilizar tecnologia para que os agricultores familiares possam melhorar a produção, a produtividade e, obviamente, melhorar a renda familiar porque passarão a produzir mais e melhor com maior rapidez. Isso é progresso”, enfatizou Hildo Rocha.

Melhoria da renda familiar

O prefeito Solimar Alves também ressaltou a importância do equipamento. O gestor enfatizou que a chegada das máquinas representa um avanço significativo no que se refere aos meios de produção agrícola da comunidade.


“Agora o trabalho manual, que os agricultores de Marajá 2 praticavam será substituído pelo trabalho mecanizado. Essa é uma mudança extraordinária. Agora os trabalhadores e trabalhadoras rurais desta comunidade tem equipamento que melhora as atividades agrícolas e a também servirá para melhorar a infraestrutura do município. A gente fica muito feliz por mais esse benefício que o deputado Hildo Rocha traz para a população de Matões do Norte”, comentou Solimar.

Conquista valiosa

Líder da comunidade, o vereador Gillan Lica da Silva (Lan) comemorou a conquista e, falando em nome dos moradores do povoado, agradeceu ao deputado Hildo Rocha e ao prefeito Solimar.



“Essa máquina é uma conquista importante, é uma conquista de suma importância para os trabalhadores e trabalhadoras rurais da comunidade Quilombola Marajá 2. De agora em diante, a luta diária de trabalho no campo passa a ser menos cansativa porque essa patrulha mecanizada facilita vida dos nossos produtores e das nossas produtoras rurais. Em nome da população, eu agradeço ao nosso deputado federal Hildo Rocha, ao nosso prefeito e a todas as pessoas que contribuíram para tornar possível essa conquista tão valiosa para todos nós”, sublinhou Gillan.

Trabalhadores rurais valorizados


Cleudiane de Jesus Lima Lica, presidente da Associação Comunitária de Trabalhadores Rurais Quilombola do Povoado Marajá II, agradeceu pela conquista e enfatizou que a chegada do benefício é uma demonstração de que o deputado Hildo Rocha e o prefeito Solimar Alves valorizam os trabalhadores rurais.

“Hoje é um dia de muita felicidade para todos nós. Em nome da nossa comunidade e dos nossos associados, eu quero agradecer ao nosso deputado Hildo Rocha e ao prefeito Solimar. Nós estamos muito agradecidos por esse benefício que vai ajudar a melhorar o nosso trabalho e contribuir para melhorar a renda que a gente consegue por meio do nosso trabalho”, disse Cleudiane.

Evento prestigiado

A entrega do equipamento foi prestigiada por inúmeras lideranças políticas e populares. Entre as personalidades que participaram do evento estavam:

Deputado federal Hildo Rocha (MDB/MA)

Prefeito de Matões do Norte, Solimar Alves

Vice-prefeito, Ismael Viana

Vereadores de Matões do Norte: Alan de Coivaras

Francisco Carlos Ribeiro Pires (Putchuca)

Gessivaldo Silva Mendes

Gillan Lica da Silva (Lan)

Joaquim da Agricultura

José Wallas Lisboa Sousa (presidente da Câmara)

Prefeito de Cantanhede, José Martinho

Vereador Dicó (Cantanhede)

Ex-vice-prefeito de Miranda do Norte, Gilberto e

Cleudiane de Jesus Lima Lica, presidente da Associação Comunitária de Trabalhadores Rurais Quilombola do Povoado Marajá II.



Postar um comentário

0 Comentários