Ticker

6/recent/ticker-posts

Consultoria Arko Advice classifica Hildo Rocha como um dos maiores articuladores da Câmara dos Deputados


De acordo com estudo elaborado pela Consultoria Arko Advice, denominado Elite Parlamentar, Hildo Rocha é um dos maiores articuladores da Câmara dos Deputados.

Os congressistas que integram a elite parlamentar brasileira são aqueles que atuam decisivamente sobre o andamento dos trabalhos, sobre a elaboração da agenda legislativa e/ou que representam interesses organizados da sociedade brasileira ou grupos políticos relevantes.

Membros da elite parlamentar são aqueles com grau variado de importância que negociam com o Executivo, representam grupos de pressão, operam na busca do consenso e influenciam nas decisões do Executivo ou deixam sua marca no processo deliberativo do Congresso Nacional.

A inserção do parlamentar na elite se dá pela combinação de alguns fatores. Os principais: (a) atuação destacada; (b) importância da comissão na agenda prioritária do período.

Critérios para classificação na categoria articuladores

Parlamentares que representam interesses e/ou negociam com várias correntes de interesses políticos e partidários, caracterizando-se como importantes “interfaces” do processo legislativo.

Atuam na formação do consenso, nos momentos de impasse. Via de regra, são nomes de confiança das lideranças políticas para determinadas missões.

Hildo Rocha é presidente da Comissão Mista em Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Combate à Endemias. O parlamentar exerceu papel relevante na aprovação da Emenda Constitucional que assegura piso salarial nacional da categoria

A entrada do deputado Hildo Rocha para a Elite Parlamentar é a coroação de um trabalho exitoso ancorado na seriedade, na coerência, na transparência e, acima de tudo, na eficiência.

Hildo Rocha trabalha com a desenvoltura de quem conhece, como poucos, as aspirações essenciais da população brasileira pois sua trajetória política teve início na base, começou sua vida pública em 1993, como vereador no município de Cantanhede.

Em 1995 chegou à presidência da Câmara Municipal e em 1996 foi eleito prefeito do município. Em 2000 foi reeleito com maior votação proporcional do Maranhão naquele pleito eleitoral alcançando 83% dos votos.

Em 2003 assumiu a presidência da Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM) e a direção da Confederação Nacional dos Municípios. Trabalhou na Liderança do Governo no Congresso Nacional em 2007 e 2008, na liderança da então senadora Roseana Sarney. No biênio 2009/2010 foi secretário de Estado de Coordenação Política e Articulação com os municípios.

Em seguida foi Secretário de Articulação Política (2011/2012) e nos anos de 2012, 2013 e 2014 foi Secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano.

Em 2014 foi eleito deputado federal. Nos anos de 2017 e 2018 ocupou o cargo de Procurador da Câmara Federal. Em 2018 foi reeleito pelo MDB deputado federal.

Desde 2019 Hildo Rocha é o presidente da Frente Parlamentar Mista em Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. Durante o seu mandato, como presidente dessa frene frente várias conquistas aos ACS e ACE foram conseguidas, entre elas a garantia do Piso Salarial em 2 salários-mínimos, que está contido na emenda constitucional 120.

Hildo Rocha foi o coordenador da bancada dos deputados e senadores do Maranhão, em 2019. Também foi o presidente da comissão especial da reforma tributária.

Atualmente, Hildo Rocha é o presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, primeiro maranhense a ocupar o cargo de presidente da Comissão de Viação e Transportes.

Na Comissão Mista de Orçamento Hildo Rocha foi relator setorial da saúde no ano de 2020, ano da Pandemia. O parlamentar viabilizou os recursos para combate à Covid-19. Também foi o relator do PLN 9/2021 que impediu o aumento do endividamento exacerbado do País.

No exercício de dois mandatos de deputado federal, Hildo Rocha conseguiu transformar mais de vinte propostas legislativas em normas jurídicas e uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de sua autoria, foi transformada em Emenda à Constituição.


Em razão desse notável desempenho parlamentar, Hildo Rocha obteve o reconhecimento da Arko Advice como um dos maiores articuladores da Câmara dos Deputados. Assim, mais uma vez, Hildo Rocha confirma que o Maranhão tem vez e voz no Congresso Nacional. Essa voz é sempre atuante, tem nome e número: Hildo Rocha, 1516.

Postar um comentário

0 Comentários