Ticker

6/recent/ticker-posts

Hildo Rocha participa de debates sobre investimentos e reindustrialização no país

O Secretário-Executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, participou nesta quarta-feira (12.04) do Fórum da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB) 2023 – Avanços na Infraestrutura e Reindustrialização.

O fórum reuniu mais de 600 participantes, dentre os quais executivos das principais empresas do setor e das estatais, além de lideranças e especialistas nos assuntos mais críticos para a realização de investimentos em infraestrutura e indústrias de base no Brasil. A ABDIB tem 67 anos de atividade e mais de 120 empresas associadas.

A ABDIB defende a formulação de uma estratégia de desenvolvimento acelerando os investimentos em infraestrutura com apoio do setor público. Para atingir esse objetivo, a associação defende que a estratégia deve estar inserida no movimento de transição energética rumo à economia verde e à desglobalização regional das cadeias produtivas de valor, ambas pautadas pelas regras ESG (Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança).

Além de representar o Ministério das Cidades, durante o evento, Hildo Rocha foi um dos palestrantes no painel que abordou o caminho para a universalização, regulação, diretrizes e andamento dos programas de concessão em saneamento ambiental.

“Contribuir para o fortalecimento da indústria nacional é um dos objetivos do presidente Lula, como também é prioridade universalizar o saneamento em seus quatro componentes com a participação da iniciativa privada. Os investimentos em saneamento, sem dúvida alguma, aquecem a nossa economia, fortalecem as indústrias de base do nosso país, além de gerar empregos e acabar com as desigualdades”, enfatizou Hildo Rocha.

O presidente do Conselho de Administração da ABDID, André Clark, defendeu a formulação de uma estratégia de desenvolvimento capaz de acelerar os investimentos em infraestrutura com maior apoio do setor público e retomando o processo de reindustrialização, estratégia que, segundo ele, deve estar inserida no movimento de transição energética rumo à economia verde e à desglobalização regional das cadeias produtivas de valor.

Há consenso quanto aos efeitos multiplicadores positivos dos investimentos em infraestrutura sobre a demanda agregada, a renda e a geração de empregos.

A ABDIB defende a formulação de uma estratégia de desenvolvimento capaz de romper com a inércia recessiva da última década, acelerando os investimentos em infraestrutura com maior apoio do setor público e retomando o processo de reindustrialização. Essa estratégia deve estar inserida no movimento de transição energética rumo à economia verde e à desglobalização regional das cadeias produtivas de valor.

Postar um comentário

0 Comentários