Ticker

6/recent/ticker-posts

Governo do estado orienta que estudantes com sintomas de resfriado não devem ir à escola

O governo do Maranhão informou nesta sexta-feira (13) que está orientando diretores de escolas a evitar que alunos que estejam com sintomas de resfriado, gripe ou similares, a não frequentar as escolas da rede estadual de ensino, até o desaparecimento dos sinais. Até o momento, não há nenhum caso confirmado do novo coronavírus no estado.


Fachada do Liceu Maranhense, em São Luís (MA) — Foto: Flora Dolores / O Estado

A ação integra a lista de medidas de prevenção e assistência relativas ao novo coronavírus (COVID-19) que foi divulgada pelo governo estadual. A determinação também foi estendida para servidores públicos estaduais que apresentarem os mesmos sintomas. Cinco casos suspeitos da doença estão sendo monitoradospela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e 10 já foram descartados.

A medida já começa a atingir algumas escolas da rede estadual, dentre elas, o Liceu Maranhense que emitiu uma nota nesta sexta (13) informando pais e alunos. Segundo a direção, os professores estão sendo orientados dos procedimentos com os alunos ausentes e as atividades para os demais estudantes continuarão normalmente.

"É a posição da escola. Muitos alunos estão gripados e melhor evitar contato para não espalhar a gripe aos demais", disse Deurivan Sampaio, diretor do Liceu Maranhense.

Por meio de nota, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) informou que recomendou a funcionários e alunos que estejam com sintomas de Covid-19 a não ir à universidade. Para os estudantes, não terá prejuízo em relação as faltas já que a lei garante que o aluno que tenha doença infectocontagiosa tenha suas faltas abonadas.

O governo também orienta que sejam evitadas viagens para área de risco da doença, a não ser que sejam emergenciais. Também será disponibilizado em breve, um número de telefone para prestar esclarecimentos sobre o COVID-19, além de informações no site e nas redes sociais da SES.

De acordo com a secretaria, a partir de segunda-feira (16), será aberto um Centro de Testagem na Policlínica Diamante para exames laboratoriais de pessoas que apresentem sintomas com ou sem febre, e tenham viajado para áreas de risco ou mantido contato com pessoas que possuem o coronavírus.

As informações são do G1 MA

Postar um comentário

0 Comentários