Ticker

6/recent/ticker-posts

Em live, secretário de saúde de Chapadinha, Richard Wilker, fala sobre como recebeu a pasta, perspectivas e divulga o plano de vacinação da Covid-19

 Antenor Ferreira 


Em live que aconteceu na noite desta terça-feira (19), o secretário de saúde do município de Chapadinha, Riichard Wilker, acompanhado de membros da pasta fez uma explanação do cenário em que foi recebida a Secretaria, divulgou perspectivas e projetos futuros, além de tornar público o PLANO municipal de VACINAÇÃO contra a Covid-19. 

As primeiras doses de vacina chegaram nesta tarde a Chapadinha. (Clique AQUI e veja imagens)

ESTRUTURAS DEFICITÁRIAS 

Richard falou que encontrou a UPA e HAPA em situação lastimável. No caso da UPA havia apenas um médico de plantão, e apesar da estrutura razoável do prédio, as condições de trabalho eram insalubres. Sequer uma higienização havia sido feita no prédio, desde que a antiga gestão a recebeu do Estado. 

SAMU INEXISTENTE

O secretário mencionou que ainda esse ano Chapadinha terá de fato o SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, da forma correta. As duas ambulâncias que "desfilaram" nas ruas do município há alguns meses, fizeram parte apenas de uma encenação. O município não tinha registrado o serviço, e portanto o uso dos veículos se tornou impossível, até o momento. 

Logo que assumiu a pasta, Richard tratou de corrigir essa falha, possibilitando que breve o serviço esteja de fato em funcionamento, após o treinamento dos profissionais que atuarão nas ruas. 

POSTOS DE SAÚDE FECHADOS; HERÓIS 

O secretário adjunto de saúde, enfermeiro Alex Monteiro, destacou sobre as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde ao longo do último ano, os denominando de verdadeiros heróis. 

Alex disse que encontrou postos de saúde há meses sem funcionar, ambientes insalubres, medicamentos vencidos, entre outros problemas, que escancaram o descaso da última gestão com a saúde do município. 

METAS 

Richard Wilker revelou sua proposta de informatizar todas as Unidades Básicas de Saúde do município, feito que segundo ele, será concluído ainda no primeiro quadrimestre deste ano. Todas as unidades serão informatizadas, bem como os Agentes Comunitários de Saúde, que terão a sua disposição seus tablets, para a coleta mais ágil e precisa de dados. 

Até o final deste mês todas as Unidades Básicas de Saúde - UBS serão reabertas. 

O secretário também mencionou sobre o objetivo de tornar a UPA uma unidade qualificada, garantindo atendimento de mais qualidade à toda população. 

CASOS DE COVID 

O diretor do serviço de Vigilância Epidemiológica do município, Jeovane Faria, divulgou os últimos números da Covid-19 no município, que agora está sendo divulgado de forma semanal, todas as sextas-feiras. Veja os números: 

- 3.313 casos confirmados no município, desde o início da pandemia; 

- 09 casos ativos;

- 3280 recuperados;

- 76 mortes confirmadas e um caso suspeito; 

- 2780 descartados;

- 1 hospitalizado e 35 casos suspeitos. Desde o início da nova gestão mais de 50 pessoas foram testadas. 

Jeovane acrescentou que a preocupação maior é a Covid-19, mas que em função das chuvas na próxima semana já será dado início as ações de combate a Dengue e outras doenças. 

PACIENTES SEM ALA DE ISOLAMENTO 

O secretário Richard lembrou que recebeu a UPA sem ala designada aos pacientes infectados pela Covid. 

A ideia é preparar a ala vermelha da unidade para o tratamento destes pacientes, ponto que está sendo visto no novo plano de contingenciamento da Secretaria de Saúde do município. 

PLANO DE IMUNIZAÇÃO 

O primeiro lote de vacinas destinado a Chapadinha contém apenas 537 doses da vacina contra a Covid-19, equivalendo apenas a 34% da demanda do público inicialmente alvo, s profissionais de saúde, segundo informou a enfermeira Anna Karollyne Oliveira, coordenadora de imunização. 

Ela divulgou o plano de vacinação do município, feito com base nos dados e orientações da Organização Mundial da Saúde - OMS, e que será executado em 3 etapas: 

1 - Imunização dos profissionais de saúde da linha de frente, idosos a partir de 75 anos, pessoas com mais de 60 institucionalizadas e indígenas. 

A vacinação começará às 10h da manhã desta quarta-feira na unidade básica de saúde do bairro Campo Velho. 

2ª etapa - pessoas idosas com idade entre 60 e 74 anos; 

3 - pessoas com comorbidades e o público em geral. 

A vacina é contra indicada para menores de 18 anos, gestantes e pessoas que apresentam qualquer tipo de reação aos componentes da vacina. 

Para assistir a live na íntegra, clique no link: https://fb.watch/37f1l4EQKm/ 

Postar um comentário

0 Comentários